menu
Sete Lagoas - MG | Whatsapp: 31 996167463
Mega Cidade
Sete Lagoas - MG
AMAV
POLÍTICA
POLÍTICA
AMAV
Postada em 09/02/2018 ás 15h15 - atualizada em 09/02/2018 ás 15h15
Encontro da AMAV reúne prefeitos, deputado e secretário de Estado em Santana de Pirapama
O encontro presidido pelo prefeito de Sete Lagoas Leone Maciel foi prestigiado por diversos filiados da entidade como o Secretário de Cidades e Integração Regional de Minas Gerais, Carlos Murta, e o deputado estadual Douglas Melo.
Encontro da AMAV reúne prefeitos, deputado e secretário de Estado em Santana de Pirapama

Imagem do Google

Santana de Pirapama recebeu nesta quinta-feira, 8, a reunião itinerante da Associação dos Municípios da Microrregião dos Alto Rio das Velhas (AMAV). O encontro presidido pelo prefeito de Sete Lagoas Leone Maciel foi prestigiado por diversos filiados da entidade como o Secretário de Cidades e Integração Regional de Minas Gerais, Carlos Murta, e o deputado estadual Douglas Melo. O principal assunto da pauta foi a relação do Governo de Minas com as cidades da região que, nos últimos, meses está desgastada por conta de atrasos em repasses primordiais para o pleno funcionamento das administrações municipais.



Logo no início do encontro, Leone Maciel em um ato de cortesia passou a presidência da sessão ao prefeito de Santana de Pirapama Dalton Soares da Silva, anfitrião e vice-presidente da AMAV. “Faço questão de agradecer a presença de todos nesse momento tão importante quando recebemos o nosso deputado e ainda um secretário que está na linha de frente do Governo de Minas”, comentou Leone Maciel.



Na abertura dos trabalhos, Dalton Soares coordenou a apresentação de um histórico de Santana de Pirapama mostrando suas características naturais, históricas e culturais. A demonstração foi acompanhada em um painel com diversas imagens que mostraram as várias belezas naturais do município. Em sua fala, o prefeito demonstrou preocupação com as questões ambientais e econômicas da cidade. “Temos que rever a situação dos galpões viários instalados aqui. São cerca de 80 estabelecimentos que não geram impostos e ainda oferecem um passivo ambiental enorme. Temos que, pelo menos, recuperar esse prejuízo ambiental. Precisamos de uma contrapartida”, protestou.



O deputado Douglas Melo reforçou seu apoio aos municípios da região e destacou ganhos principalmente na segurança pública. Ele também justificou seu posicionamento como base do Governo de Minas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. “Todo político tem que ter posição. A minha foi tomada em prol das cidades que me apoiaram”, justificou.



A principal fala do dia foi do secretário Carlos Murta. Ele fez uma analogia da crise econômica e política que o país vive apontando essas situações como principais motivos pela “estrutura abalada” do governo. O secretário de Estado disse que o governador Fernando Pimentel conhece a realidade administrativa de cada município da região e deixou uma expectativa positiva para os próximos meses. “A situação de todos é complicada e o poder central, que é o Governo, tem que ajudar”, declarou.



Carlos Murta revelou que será constituído um grupo especial de secretários do Governo de Minas para atender prioritariamente os municípios. “Demos editar um decreto governamental para que esses secretários possam priorizar as questões municipais”, disse. O secretário ainda garantiu que os débitos municipais serão uma prioridade ainda este mês. “Os repasses do IPVA deverão ser novamente realizados pelo Banco do Brasil. O ICMS será depositado sistematicamente toda terça-feira e os repasses do transporte escolar normalizados até o dia 19. Agora, realmente vamos iniciar o ano com uma nova vida”, comentou.



A duplicação da MG-424, que liga Sete Lagoas à Pedro Leopoldo, também foi assunto da pauta. A privatização do trecho está em andamento e poderá ser concluída, segundo Carlos Murta, ainda no primeiro semestre deste ano. Para finalizar foi aberta a possiblidade de um encontro dos prefeitos da AMAV com o governador Fernando Pimentel nos próximos meses.



CAUSA ANIMAL- Quem também participou da reunião da AMAV foi a ativista Nina Lucas demonstrando preocupação quanto a situação dos animais abandonados em nossa região. Ela revelou dados preocupantes principalmente quanto a leishmaniose, doença que pode matar até seres humanos. “Todos os prefeitos devem se mobilizar por essa causa. Nosso trabalho é ajudar todos os municípios”, declarou. O prefeito de Jequitibá, Humberto Campelo Reis, sugeriu uma força-tarefa com a participação de todos os secretários municipais de Saúde para atuar na questão. Mário Reis Filgueiras, prefeitos de Papagaios, também demonstrou apoio à causa que, segundo ele, atinge com força seu município. “De 30 cães que fizeram exames, 17 estavam com leishmaniose. Este é um problema de saúde pública que afeta todas as cidades”, justificou.



Estiveram presentes na reunião os seguintes prefeitos: Leone Maciel (Sete Lagoas), Dalton Soares (Santana de Pirapama), Mário Reis (Papagaios), Antônio Divino (Matozinhos), Romário Alves Ferreira (Caetanópolis), José Maurício Gomes (Cordisburgo), Elmo Alves do Nascimento (Capim Branco), Patrick Campos Diniz (Fortuna de Minas), Edson Vargas Dias (Funilândia), Geraldo Custódio – Juninho (Inhaúma), Humberto Campelo Reis (Jequitibá), José Roberto Filho (Prudente de Morais). Também participaram o vice-prefeito de Paraopeba, Aroldo Costa Melo, o vice-prefeito de Santana de Pirapama, Jandir José Carvalho, vice-prefeito de Prudente de Morais, Juarez Oliveira, vereadores da região e o secretário-executivo da Amav Ramos José Aparecido.



Ascom da Prefeitura de Sete Lagoas




leia também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Enquete
Você é a favor o fim do horário de verão?

Sim
2545 votos - 72.3%

Não
974 votos - 27.7%

facebook
publicidade
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados