menu
Sete Lagoas - MG | Whatsapp: 31 996167463
Mega Cidade
Sete Lagoas - MG
SEGURANÇA
POLÍTICA
POLÍTICA
SEGURANÇA
Postada em 25/05/2017 ás 10h15 - atualizada em 25/05/2017 ás 10h15
Números apontam queda brusca na criminalidade em Sete Lagoas e região
Trabalho do deputado estadual Douglas Melo é apontado como decisivo nesse combate à criminalidade
Números apontam queda brusca na criminalidade em Sete Lagoas e região

Coronel Baracho, primeiro comandante da 19ª RISP

Números da Secretaria Estadual de Defesa Social (SEDS) revelam uma queda brusca na criminalidade de Sete Lagoas e região. Nas 16 cidades que hoje compõem a 19ª RISP, a taxa de crimes violentos para cada 100 mil habitantes caiu de 112,24 para 67,48 apenas no período entre janeiro e fevereiro deste ano. Já o número total de crimes violentos registrados pela secretaria caiu de 494 para 297 ocorrências. Essa queda coincide com a própria instalação da 19ª RISP (Região Integrada de Segurança Pública) em Sete Lagoas, realizada no dia 06 de fevereiro, quando o coronel Charles Generoso Baracho recebeu a direção do comando da Polícia Militar. A instalação da RISP é fruto de intervenção do deputado estadual Douglas Melo junto ao governo do estado.  





Taxa de crimes violentos por 100.000 habitantes nas cidades que integram a 19ª RISP em 2016 e 2017. Fonte: SEDS MG. Disponível em: http://www.numeros.mg.gov.br





Número de crimes violentos nas cidades que integram a 19ª RISP em 2016 e 2017. Fonte: SEDS MG. Disponível em: http://www.numeros.mg.gov.br



A instalação da RISP foi importante para que a cidade se tornasse, finalmente, um polo de planejamento estratégico de segurança pública, com o comando da polícia militar deixando de ser subordinado à Curvelo. A RISP permite mais operacionalidade, eficiência e mais resultados positivos no combate à criminalidade, como pode ser visto pelos números disponibilizados ontem pela SEDS.



São considerados crimes violentos: homicídio consumado, homicídio tentado, estupro consumado, estupro tentado, extorsão mediante sequestro consumado, sequestro e cárcere privado consumado, roubo consumado, estupro de vulnerável consumado e estupro de vulnerável tentado. Até o momento, a taxa desses crimes em Sete Lagoas e região caiu mais da metade em comparação com o mês de janeiro, sendo que em abril foi de 54,07 para cada 100 mil habitantes.



Apenas na cidade de Sete Lagoas, o número de crimes violentos caiu de 328 no mês de janeiro para 132 ocorrências no mês de abril deste ano.





Número de crimes violentos na cidade de Sete Lagoas em 2016 e 2017. Fonte: SEDS MG.  Disponível em: http://www.numeros.mg.gov.br



Além da instalação da 19ª RISP, Sete Lagoas e cidades da região foram contempladas com entregas de viaturas para as polícias militar e civil, aumento do efetivo de policiais militares, reformas de instalações da PM, novos investigadores para a polícia civil, construção de laboratório de análise toxicológica; reforma do prédio do IML e construção do prédio da 14ª Companhia de Missões Especiais em Sete Lagoas, tudo isso através do trabalho do deputado Douglas Melo, por meio de emendas, indicações parlamentares e intervenções junto ao governo no estado.



Sobre a queda da criminalidade em Sete Lagoas e região, Douglas afirmou: “estes números refletem o resultado do trabalho de uma força-tarefa em prol do combate à criminalidade, graças ao trabalho em parceria com as polícias militar e civil. Sabemos que a segurança pública é um grande desafio, mas os números refletem que estamos no caminho certo. Ainda há muito trabalho a fazer, continuaremos lutando”. 






leia também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Enquete
Qual show você gostaria de ver na 51ª Exposete?

Wesley Safadão
1442 votos - 24.6%

Outro
1122 votos - 19.1%

Marília Mendonça
1081 votos - 18.4%

Jorge e Matheus
836 votos - 14.3%

Simone e Simaria
510 votos - 8.7%

Cabaré (Leonardo e Eduardo Costa)
453 votos - 7.7%

Gustavo Lima
420 votos - 7.2%

facebook
twitter
© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados