menu
Sete Lagoas - MG | Whatsapp: 31 996167463
Mega Cidade
Sete Lagoas - MG
FORTUNA DE MINAS
CIDADES
CIDADES
FORTUNA DE MINAS
Postada em 10/06/2017 ás 10h38 - atualizada em 10/06/2017 ás 10h45
Natureza agradece pelo projeto “Amigos da Fauna” em Fortuna de Minas
Projeto levou Fortuna de Minas a ser conhecida como a cidade dos pássaros
Natureza agradece pelo projeto “Amigos da Fauna” em Fortuna de Minas

Em 2008 foi iniciado em Fortuna de Minas-MG, o projeto “Amigos da Fauna”, idealizado pelo servidor dos Correios, Washington Filho (Briguel), projeto este que ganhou total apoio da comunidade local, sobretudo da Polícia Militar (PM) e da Prefeitura Municipal. A partir do referido projeto, Fortuna de Minas passou a ser conhecida como a “cidade dos pássaros”.



De acordo com Briguel, o projeto consiste na conscientização dos moradores no sentido de não prender nenhum pássaro e ao mesmo tempo ajuda a olhar se alguém está fazendo o contrário. “O ‘Amigos da Fauna’ conta com o grande apoio da PM local que atende prontamente a qualquer denúncia de pássaro preso. No início, as reuniões começaram com poucas pessoas, lembrando que os criadores de pássaros foram chamados para conhecimento da ideia do projeto. Então, as palestras foram iniciadas nas escolas, ministradas por policiais de meio ambiente.”, conta.



Briguel relata que depois de várias reuniões, o projeto “Amigos da Fauna” foi criado, sendo que foi feita panfletagem na comunidade, colocados cartazes públicos e definido uma data para início da fiscalização. “A partir daí, marcamos a data da primeira soltura de pássaros na praça. Também grande parte dos pássaros foram recolhidos pela PM de Meio Ambiente para readaptação. Inicialmente houve muita resistência, mas aos poucos a população foi entendendo mais. Também contamos com a sorte do projeto ser descoberto pela Rede Globo que fez matéria para o Jornal Nacional, o Globo Repórter e o Terra de Minas.”, comemora.



O projeto “Amigos da Fauna” mereceu premiação na Câmara Municipal de Belo Horizonte e na Cidade Administrativa com o “Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza”. Assim completa Briguel: “Hoje a adesão em termos de consciência da população é total, considerando que as pessoas deixam alimentadores para os pássaros em seus quintais. Ao mesmo tempo, também há alguns alimentadores espalhados pela cidade e outros estão sendo preparados em parceria com a Prefeitura Municipal.”





Briguel manifesta a gratificação pela realização do projeto “Amigos da Fauna” e sua continuidade, lembrando a contribuição das escolas da cidade que fazem um trabalho de conscientização dos alunos e crianças. “Hoje, isso é a vida de Fortuna de Minas! Trata-se de um projeto que surgiu do nada e ganhou repercussão!”, conclui






FONTE: Da redação
leia também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Enquete
Você é a favor o fim do horário de verão?

Sim
1554 votos - 70.2%

Não
660 votos - 29.8%

facebook
publicidade
© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados