menu
Sete Lagoas - MG | Whatsapp: 31 996167463
Mega Cidade
Sete Lagoas - MG
ESTILO E BELEZA
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
ESTILO E BELEZA
Postada em 29/11/2017 ás 11h48 - atualizada em 29/11/2017 ás 11h48
A beleza que desperta olhos e corações: Escola Estadual Ruth Brandão de Azeredo realiza o Concurso Beleza Negra
Todos são vitoriosos na luta pela cidadania, com destaque para a vencedora do concurso, a estudante Jennifer Moreira Gonçalves
A beleza que desperta olhos e corações: Escola Estadual Ruth Brandão de Azeredo realiza o Concurso Beleza Negra

Entre Washington e Carla, as três finalistas do Concurso Beleza Negra (Divulgação)

20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Esta importante data já é inclusa na programação da Escola Estadual Ruth Brandão de Azeredo. Na passarela, desfilam e se apresentam jovens estudantes. Elas têm entre 15 e 17 anos, com exceção de uma candidata que é do EJA do noturno, que tinha 18. Belas, sim. Mas não é o único critério que conta. “É, sim, um desfile de personalidade e estilo, pois as alunas participam apenas caracterizadas, e tem a chance de dizer algo sobre o tema, como mensagens ou poesias”, afirma o vice-diretor Washington Eloi Francisco, um dos promotores do evento, ao lado da diretora Carla Borges.



A seguir, confira uma entrevista exclusiva do vice-diretor , intercalada com alguns dos momentos do desfile que marcou o Concurso Beleza Negra 2017, que completou a terceira edição.



Megacidade.com - Como surgiu a ideia de realizar o concurso de beleza? Talvez pela percepção de que o senso comum no Brasil vê a beleza com outros olhos?



Washington Eloi Francisco - Bom já é previsto no calendário escolar o dia da Consciência Negra em 20 de novembro e devemos trabalhar o temas transversais, do qual se aplica as diferenças sociais de todas as formas. Então quando eu e Carla Borges nossa diretora assumimos, tivemos ideia de fazer algo diferente que elevasse a auto estima dos alunos e alunas. Então pensamos por que não um desfile de beleza, e de beleza negra. A ideia teve forma mesmo em 2015 com nossa direção e já podemos falar que é nossa tradição, pois os alunos ficam muito ansiosos, e este ano no dia 25 sábado, fizemos nossa 3ª edição. Lembrando que antes do desfile os alunos apresentam uma série de trabalhos com danças, teatros e poesias que falam sobre o assunto, tornando o dia incrivelmente completo. Outra coisa também é que não é um desfile de biquíni ou de mostra de corpo, e sim um desfile de personalidade e estilo, pois as alunas participam apenas caracterizadas, e tem a chance de dizer algo sobre o tema, como mensagens ou poesias.





Megacidade.com - Há poucos dias foi celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra. O concurso cumpre o papel social de demonstrar que todos são iguais em seus direitos e merecem ser tratados com a mesma dignidade?



Washington Eloi Francisco - Nossa, essa pergunta sua foi espetacular, pois no desfile participam também alunas de pela clara, e até fazem discurso alegando que a participação delas é porque se sentem iguais a elas. O momento é realmente especial, e muito aplaudido. Acho que essa com certeza é uma das partes do evento da qual a socialização alcança seu auge.



Megacidade.com -As fotos revelam jovens candidatas bonitas, simpáticas e elegantes. Foi desafiador escolher as três finalistas e, principalmente, a vencedora?



Washington Eloi Francisco - Sim foi uma disputa muito acirrada, a vencedora do primeiro ganhou com diferença de apenas um ponto. E por ventura a vencedora Jennifer Moreira aluna do 3º ano médio é tricampeã, incontestável e reconhecida com muita esportiva dos demais. E justiça seja feita ela realmente é talentosa e fala muito bem, o que desperta muita admiração entre os alunos, além de ser muito sociável, todos gostam dela.



Megacidade.com -  Quais foram os critérios adotados para a avaliação das candidatas? Quem as avaliou?



Washington Eloi Francisco  - Estilo, todas as candidatas teriam uma veste única, onde se caracterizaram como africanas em vestimentas de panos coloridos pinturas no rosto e turbante.





Megacidade.com  - Como a comunidade escolar participou do concurso? Foi interessante essa experiência?



Washington Eloi Francisco  - A escola fica aberta ao público, divulgamos entre os alunos e convidamos pais responsáveis, pois queremos plateia mesmo. Interessante que sempre aparecem ex alunos, que adoram lembrar da época deles e gostam muito de ver os alunos que seguem costumes muitas vezes iniciados por eles. Tudo com muito respeito, graças a Deus posso dizer que sempre foi um sucesso, nunca tivemos qualquer tipo de confusão. Estamos na terceira edição, antes já trabalhamos o assunto, até de uma maneira muito legal, mas em 2015 foi a primeira vez, ( antes eu atuava apenas como professor de geografia e Carla atuava como pedagoga) pois somente neste ano assumimos direção, e conseguimos executar nossas ideias como queríamos.



Megacidade.com  -  O próximo concurso já começou a ser planejado?



Washington Eloi Francisco  - Na verdade no início do ano fazemos um planejamento anual com o calendário escolar, e pode ter certeza o dia da Consciência negra já está incluso, pois é um de nossos projetos mais bem sucedido desde o início.



Megacidade.com  - Qual o nome completo das três finalistas?



Washington Eloi Francisco  - Jennifer Moreira Gonçalves (1º lugar), Vitória Maria de Jesus Santos (2º lugar) e  Letícia Braga Dias (3º lugar).





Megacidade.com  -    Por favor, um perfil, com nome completo, da vencedora.



Washington Eloi Francisco  - Jennifer Moreira Gonçalves é animada, sempre está disposta, nossa parceria da escola para tudo quanto é reunião de escolas onde se leva alunos. Atriz nata pois participa de inúmeras peças de teatro na escola, fala muito bem, ensaia bastante para não fazer feio. Tem liderança reconhecida pelos colegas, pois foi eleita presidenta da Mini Empresa no Projeto meu Primeiro Negócio implantado na escola onde apenas 120 escolas do estado participaram neste ano de 2017. E é boa aluna, procura manter notas boas, além de ser carismática e muito sociável entre os alunos.





Megacidade.com  -  Um breve histórico da escola, por favor.



Washington Eloi Francisco   - A Escola Estadual Ruth Brandão de Azeredo, foi inaugurada em 2011 com o intuito de reparar a falta de ensino médio na região do barro Cidade de Deus e do Bougaville, e mais tarde do Dona Silva também. A escola dispõe apenas de 4 salas de aula, onde temos dois segundos anos e dois terceiros de manhã. Quatro primeiros anos no vespertino, e um primeiro um segundo e um terceiro ano EJA no noturno. A escola não possui quadra e pouquíssimo espaço, dispondo apenas do refeitório para grandes apresentações. No mais uma biblioteca, seguida de sala de professores, secretaria. A escola por ser longe sempre foi um pouco esquecida e muitos problemas foram enfrentados para vencer este obstáculo e aumentar a auto estima dos alunos que já se deprimiam por morar em um bairro longe, como e tivessem fome de cultura, mas algo tinha de ser feito. E foi o que fizemos, desde quando eu e Carla Borges assumimos a direção, quisemos fazer da escola o modelo de projetos e educação que sempre concordamos que deveria ser. E hoje temos muito orgulho em ver que nossa escola é reconhecida por outras escolas, pela nossa SER e até pela Secretaria do estado, que já publicou só este ano três artigos de projetos nossos. Hoje somo a escola dos projetos, pessoas de BH e Contagem nos ligam perguntando coisas, e até amigos da área, recebemos convites incríveis como o da FINIT a feira de Tecnologia e Empreendedorismo, onde até palestrei. E projetos que se tornaram tradicionais como do desfile da “Beleza Negra”, lembrando que tivemos três medalhas das “Olimpíadas da Astronomia”, fizemos a Rádio Escola, o Jornal Escolar, a Mini Empresa de Óculos de Realidade Virtual.  São muitas histórias hoje, para quem antes não tinha nada. E gostamos de ser mencionados como a escola dos projetos.




leia também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Enquete
Você é a favor o fim do horário de verão?

Sim
1537 votos - 70.1%

Não
655 votos - 29.9%

facebook
publicidade
© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados