menu
Sete Lagoas - MG | Whatsapp: 31 996167463
Mega Cidade
Sete Lagoas - MG
VIDA
SAÚDE
SAÚDE
VIDA
Postada em 30/11/2017 ás 14h48 - atualizada em 30/11/2017 ás 14h48
UBS Luxemburgo realiza encontro com tema “Saúde do Homem”
No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca)
UBS Luxemburgo realiza encontro com tema “Saúde do Homem”

Dr. Luciano Aloir, médico da unidade, ministrando sua palestra (Fotos: Ascom Saúde)

O setor de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Sete Lagoas realizou, no dia 24 de novembro, um encontro do Grupo de Educação em Saúde em homenagem ao Novembro Azul, na Unidade Básica de Saúde Dr. Carlos Afonso Viana (UBS Luxemburgo). A UBS é responsável pelos usuários dos bairros Jardim Primavera, Interlagos e Luxemburgo. O tema foi Saúde do Homem, focando na prevenção do câncer de próstata.



Os profissionais da UBS decidiram realizar esta atividade, auxiliando os homens a desenvolverem conhecimentos e confiança para tomar decisões responsáveis sobre sua saúde, atendendo ao princípio da integralidade. “Realizar ações de prevenção pode evitar o aparecimento de algumas doenças, ganhar de tempo para descobrir e tratar a doença, caso ela apareça, reduzir complicações e aumentar a expectativa de vida, com qualidade”, disse Dr. Aluísio Cabral Pereira, médico da unidade.



Compareceram 53 usuários, que foram convidados pelas Agentes Comunitárias de Saúde. Os médicos Aluísio Cabral, Luciano Aloir e as enfermeiras Helen, Daniela e Rafaela, fizeram as apresentações.



A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha, mas seu tamanho aumenta com o avançar da idade. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.



O Câncer de Próstata é tipo mais comum entre os homens depois do câncer de pele, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto. 



Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são dificuldade de urinar, demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Esses sinais e sintomas também ocorrem devido a doenças benignas da próstata, como a hiperplasia benigna da próstata (aumento benigno da próstata, que afeta mais da metade dos homens com idade superior a 50 anos e ocorre naturalmente com o avançar da idade) e a  prostatite (uma inflamação na próstata, geralmente causada por bactérias).





Usuários e profissionais que estiveram presentes



Na fase avançada, com cura mais difícil, os sintomas podem ser: dor nos locais das possíveis metástases (principalmente ósseas), emagrecimento pela perda do apetite, susceptibilidade a infecções (do trato respiratório e urinário), anemia, falta de ar e fraqueza progressiva. Estão mais susceptíveis a desenvolverem a doença homens com histórico familiar de câncer de próstata (pai ou irmão), homens negros e obesos.



A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.



O município de Sete Lagoas, através da SMS/SL (Secretaria Municipal de Saúde de Sete Lagoas) oferece atendimento de urologia no CEAE (Centro Estadual de Atenção Especializada). Para consultas é necessário que o paciente procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima para uma consulta clínica. Se detectada a necessidade de consulta com urologista, o médico clínico fará um encaminhamento. As consultas são agendadas via Central de Marcação.



Como prevenção, indica-se ter uma alimentação saudável, manter o peso corporal adequado, praticar atividade física, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.




leia também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Enquete
Você é a favor o fim do horário de verão?

Sim
1521 votos - 70.1%

Não
650 votos - 29.9%

facebook
publicidade
© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados