menu
Sete Lagoas - MG | Whatsapp: 31 996167463
Mega Cidade
Sete Lagoas - MG
CRIATIVIDADE
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
CRIATIVIDADE
Postada em 06/12/2017 ás 09h30 - atualizada em 06/12/2017 ás 09h30
Estudantes participam de cerimônia de formatura do Programa Meu Primeiro Negócio
Durante evento, serão agraciados com certificados 75 alunos de três escolas estaduais de Sete Lagoas, além de professores e voluntários do Programa
Estudantes participam de cerimônia de formatura do Programa Meu Primeiro Negócio

Estudantes da Escola Estadual Ruth Brandão de Azeredo expõem e vendem óculos de realidade virtual na FINIT (Foto: Washington Eloi)

“Estou ansiosa para a cerimônia. Ela representa o fim de uma jornada de muito aprendizado e que deixará saudades”, comenta Jennifer Moreira Gonçalves, 17 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Ruth Brandão de Azeredo, em Sete Lagoas, que participará, na noite desta terça-feira (5/12), às 19 horas, da cerimônia conjunta de formatura do Programa Meu Primeiro Negócio (MPN). Promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), o evento, que ocorrerá no auditório da Escola Estadual Professor João Fernandino Júnior, em Sete Lagoas, reunirá estudantes, professores, voluntários, diretores, familiares, além de representantes da Sedectes, da Júnior Achievement e autoridades do município.



Ao todo, serão agraciados com certificados 75 educandos das Escolas Estaduais Edith Furst, Professor João Fernandino Júnior e Ruth Brandão de Azeredo, além dos professores e voluntários do Meu Primeiro Negócio. "Com o programa, aprendi que não é tão simples comandar uma empresa e que o trabalho em equipe é essencial. Agora o programa está acabando, mas estou levando boas lembranças, mesmo nem tudo saindo como planejamos. Mas nós saímos como uma família composta por cada membro e voluntário da nossa miniempresa", destaca Jennifer.





A miniempresa criada pelos educandos da Escola Estadual Edith Furst vendeu mais de 200 unidades de almofadas personalizadas. Foto: Arquivo Escola.



Em todo o estado, 120 escolas foram selecionadas para participar do Programa Meu Primeiro Negócio, que teve duração de 12 semanas e foi dividido em três fases: idealização do negócio, operacionalização e encerramento. “Eles aprenderam a criar uma empresa do zero, escolheram um produto para vender, realizaram pesquisa de mercado e estudaram a viabilidade do negócio, além de aprenderem a fazer cálculos financeiros, planilhas, ações de marketing. Enfim, participaram ativamente do dia a dia de uma empresa e estão capacitados para empreenderem por conta própria”, afirma Marcelo Sander, agente regional da Sedectes em Sete Lagoas. Na cerimônia, segundo Marcelo, cada instituição entregará, também, duas medalhas, sendo uma para o melhor vendedor e outra para o aluno destaque.





Óculos de realidade virtual personalizado com personagem da Saga Star Wars. Crédito: Washington Eloi



Vendas



Utilizando a metodologia da Júnior Achievement, uma ONG internacional com foco em educação empreendedora, os participantes venderam os produtos desenvolvidos na miniempresa que criaram. Na Escola Estadual Ruth Brandão de Azeredo, os discentes venderam, ao longo das 12 semanas de curso, 36 óculos de realidade virtual para celulares (VR Cardboard), confeccionados utilizando-se papelão e MDF. “A maioria dos produtos foram expostos e vendidos durante a Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (FINIT) 2017, além de encomendas que recebemos de pessoas pelo facebook. Inicialmente, os óculos foram vendidos por R$ 25, passando para R$ 20, já no final do Programa”, informa Washington Eloi, diretor da escola, acrescentando que o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa, e o agente regional da Sedectes em Sete Lagoas, Marcelo Sander, também garantiram seus óculos de realidade virtual.



A miniempresa criada pelos educandos da Escola Estadual Edith Furst vendeu mais de 200 unidades de almofadas personalizadas. Na Escola Estadual Professor João Fernandino Júnior foram vendidas 50 carteiras mágicas, produzidas a partir de caixas de leite. "O programa me ajudou muito, pois pretendo abrir uma empresa futuramente, então, consegui aprender como faz para abrir e manter uma empresa, além de conhecer um pouco sobre cada setor que há nela", diz Vinícius Leal Batista, aluno do 3º ano e presidente da miniempresa da Escola Estadual Professor João Fernandino Júnior. Além da FINIT, os produtos foram expostos no shopping e em feiras de Sete Lagoas.



O professor Francis Tomé, da Escola Estadual Professor João Fernandino Júnior, enaltece as novas práticas pedagógicas possibilitadas pelo Programa. "Saímos do método de educação onde os alunos são apenas passivos no processo de aprendizagem. Além do mais, saí da minha área de conforto, daquele ambiente de sala de aula, tive que estudar mais. Foi um crescimento pessoal para mim também”, afirma.



Acompanhando o pensamento de Francis Tomé, a professora Simone Lopes, da Escola Estadual Edith Furst, comenta a importância de extrapolar os conteúdos ensinados em sala de aula. "A galera jovem quer mostrar conhecimento além do que rotineiramente é ensinado. Inclusive sugiro ideias como essas serem disseminadas para as escolas. Gosto de encarar desafios e acredito nas práticas em sala de aula", ressalta.



2ª edição do PMN



Estão abertas, até 11 de fevereiro, as inscrições para a 2ª edição do Meu Primeiro Negócio (PMN). As escolas estaduais interessadas em participar devem ler o edital e preencher o formulário disponível em www.meuprimeironegocio.mg.gov.br. Dessa vez, serão selecionadas 650 escolas de Minas Gerais e poderão participar alunos do Ensino Médio, que terão, durante o Programa, a supervisão de voluntários e de um professor.



 



 



Por William Campos Viegas (ACS/SEE-MG)




leia também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Enquete
Você é a favor o fim do horário de verão?

Sim
1560 votos - 70.2%

Não
661 votos - 29.8%

facebook
publicidade
© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados