

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2018 terá uma redução média de 2,98% em relação a 2017, conforme anunciado nesta segunda-feira (4) pela Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais. A escala de pagamento começa em 10 de janeiro para os veículos com placas de finais 1 e 2.
Os contribuintes terão a opção de pagar em cota única com desconto de 3% ou em três parcelas, nos meses de janeiro, fevereiro e março. O valor mínimo do imposto para parcelamento é de R$ 150. A emissão da guia deverá ser feita em repartições fazendárias, em Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) ou pelo site da Secretaria de Estado da Fazenda:
http://www.fazenda.mg.gov.br/empresas/impostos/ipva/
Final de placa 1 e 2
Cota única ou 1ª parcela: 10 de janeiro
2ª parcela: 15 de fevereiro
3ª parcela: 15 de março
Final de placa 3 e 4
Cota única ou 1ª parcela: 11 de janeiro
2ª parcela: 16 de fevereiro
3ª parcela: 16 de março
Final de placa 5 e 6
Cota única ou 1ª parcela: 12 de janeiro
2ª parcela: 19 de fevereiro
3ª parcela: 19 de março
Final de placa 7 e 8
Cota única ou 1ª parcela: 15 de janeiro
2ª parcela: 20 de fevereiro
3ª parcela: 20 de março
Final de placa 9 e 0
Cota única ou 1ª parcela: 16 de janeiro
2ª parcela: 21 de fevereiro
3ª parcela: 21 de março
No site da Secretaria da Fazenda é possível consultar as tabelas com o valor do IPVA 2018 por modelo e ano do veículo. A busca pode ser feita também pelo código do Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam).
A estimativa do governo é arrecadar R$ 5,12 bilhões para um total de 9,7 milhões de veículos emplacados até 20 de outubro deste ano. A secretaria informou que houve um acréscimo de 3,89% na frota, o que significa 365 mil automóveis a mais nas ruas. Ainda em relação a 2017, o aumento na arredação é de 10,41%, isto é, um incremento de R$ 483 milhões.

A secretaria também divulgou as alíquotas por tipo de veículo, que variam de 1% a 4%.

O valor da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV) foi mantido em R$ 92,66 com vencimento em 2 de abril de 2018. A arredação prevista é de R$ 907 milhões.
Tanto o IPVA quanto a taxa de renovação poderão ser pagos a partir de 04/12/2017.
Para incentivar a quitação do imposto em dia, o governo informou que contribuintes que se mantiverem regulares por dois anos consecutivos receberam 3% de desconto automaticamente a partir de 2019. Isso além, do desconto para quem paga em cota única.
Fonte: G1

SETE LAGOAS Hemominas abre neste sábado em Sete Lagoas para doação de sangue; veja as novas regras
Sete Lagoas Fóssil de preguiça-gigante de 541 quilos tem origem investigada em Sete Lagoas
Sete Lagoas Fóssil de preguiça gigante de 541 quilos tem existência pesquisada em Sete Lagoas
SETE LAGOAS Morre Duke, cão da ROCCA que fez história na cinoterapia com crianças da APAE em Sete Lagoas
Sete Lagoas Livro-reportagem investiga o destino dos fósseis de Sete Lagoas que atravessaram o Atlântico
Sete Lagoas Turismo mineiro ganha força com 245 novas experiências e aumento no faturamento
Sete Lagoas Pesquisa resgata a história dos “fósseis perdidos” de Sete Lagoas e reconecta a cidade à paleontologia internacional
SETE LAGOAS Rádio Câmara de Sete Lagoas recebe gravação especial de “A Voz do Brasil” nesta quarta-feira
CORDISBURGO Museu da Gruta do Maquiné será reinaugurado nesta sexta-feira (25) após ampla revitalização Mín. 22° Máx. 33°



