
O Atlético tem duas etapas preliminares para superar rumo a fase de grupos. O Cruzeiro, atual bicampeão da Copa do Brasil, já está garantido nela. Os dois rivais mineiros conhecem na noite de hoje os seus respectivos caminhos na Copa Libertadores de 2019, que será a 60ª edição da competição de clubes mais importante da América.
A cerimônia será às 21h (de Brasília), na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai.
A edição de 2019 tem como novidade a decisão em jogo único, em 23 de novembro, no Estádio Nacional, em Santiago, no Chile.
Serão dez meses de disputa, pois a primeira fase preliminar começa em 22 de janeiro. Haverá ainda uma interrupção para a Copa América, que terá o Brasil como sede entre 14 de junho e 7 de julho.
Ainda sob o efeito do vexame da final deste ano, entre os argentinos River Plate, que foi campeão, e Boca Juniors, que acabaram decidindo o título em Madrid, na Espanha, a Libertadores perde a sua maior marca, a montadora japonesa Toyota, que deixou de patrocinar o torneio, depois de 20 anos, após os episódios de violência em Buenos Aires.
Hoje a sorte está lançada e um sonho comum une atleticanos e cruzeirenses, que é conquistar a 60ª edição da Libertadores.
Em seis décadas, pela terceira vez Atlético e Cruzeiro participam da Libertadores na mesma temporada, sendo as duas primeiras em 2014 e 2015. Mas a 60ª ediçã[/TEXTO]o da competição, que será jogada ano que vem, pode ter o primeiro confronto entre os dois rivais no torneio. E ele pode acontecer na fase de grupos.
São necessários vários fatores, mas a presença do Atlético na fase preliminar da Libertadores de 2019 o deixa em condições de cair na chave do Cruzeiro caso leve a melhor nos dois confrontos de mata-mata que disputará buscando vaga na fase de grupos.
A definição se o clássico mineiro poderá acontecer na fase de grupos da Libertadores será hoje à noite, quando acontece o sorteio da Copa Libertadores de 2019 na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai.
Apenas quatro dos 19 clubes que disputam as etapas preliminares da competição chegam á fase de grupos. Eles completam o Pote 4 e dependendo do caminho desenhado no sorteio o Atlético pode ter sua sequência na competição destinada à chave que terá o Cruzeiro como cabeça-de-chave, pois o time de Mano Menezes será um dos oito a integrar o Pote 1.
Clássicos estaduais na fase de grupos da Libertadores aconteceram muito até 1999, quando o Brasil tinha apenas duas vagas na competição e os seus dois classificados integravam a mesma chave.
No modelo atual, São Paulo e Corinthians integraram o mesmo grupo na edição de 2015, com os corintianos vindo das fases preliminares.
OUTRAS EDIÇÕES
Em 2014 e 2015, Atlético e Cruzeiro foram cabeças de chave e não podiam se enfrentar na fase de grupos. Apesar de o Atlético ter sido primeiro colocado, e o Cruzeiro segundo, pela pontuação deles um confronto só poderia acontecer na semifinal, por força de regulamento.
Mas o Galo foi eliminado ainda nas oitavas, pelo Atlético Nacional, da Colômbia, e a Raposa caiu nas quartas, diante do San Lorenzo, da Argentina.
Em 2015, os dois rivais inverteram de posição na fase de grupos, pois o Cruzeiro foi o primeiro da sua chave, e o Atlético, o segundo.
Mesmo assim, um mata-mata entre eles pela Copa Libertadores só poderia acontecer novamente nas semifinais.
Mas novamente os atleticanos foram eliminados nas oitavas de final, num confronto brasileiro com o Internacional. O Cruzeiro chegou às quartas, mas caiu diante do River Plate.
Pela primeira vez o Atlético disputará a fase preliminar da Copa Libertadores. Entre 2013 e 2017 o clube acumulou cinco participações consecutivas no torneio, mas sempre entrando diretamente na fase de grupos, sendo que a partir de 2014 sempre como cabeça-de-chave. Agora, um novo desafio aguarda o Galo na maior competição de clubes da América. E superá-lo pode ser a senha para dois clássicos históricos contra o maior rival.
Por Alexandre Simões - Hoje em Dia



Futebol Curitiba de Sete Lagoas luta pela classificação na última rodada da Copa Itatiaia
Natal Almoço de Natal dos restaurantes populares servirá Tradicional refeições gratuitas
Homenagem Prefeitura de Sete Lagoas promove homenagem aos Atletas Destaque 2025 em cerimônia no Ginásio da Feirinha Mín. 22° Máx. 34°

