Segunda, 30 de Junho de 2025
27°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Polícia PF

Operação em MG e outros Estados mira venda ilegal de madeira da Amazônia

Além de Minas Gerais, outros sete Estados e o Distrito Federal são alvos da operação

25/04/2019 às 10h33
Por: Redação
Compartilhe:
Operação foi deflagrada em nove Estados e o Distrito Federal - Foto: Divulgação/PF
Operação foi deflagrada em nove Estados e o Distrito Federal - Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (25),  a operação Arquimedes, que tem objetivo de desarticular esquema de corrupção responsável por extração e comércio de madeira na floresta amazônica. 

Em nota, a PF informou que a operação marca o início da utilização de uma ferramenta tecnológica de imagens de satélite que possibilita à Polícia Federal identificar novos focos de desmatamentos quase que diariamente, o que resultou numa melhor fiscalização e no aumento das ações in loco.

A Arquimedes investiga a corrupção entre servidores de órgão ambiental estadual, engenheiros ambientais, detentores de planos de manejo e proprietários de empresas madeireiras.

A PF atua em duas frentes de investigação criminal por meio de dois inquéritos policiais: a primeira, sobre a extração, exploração e comércio ilegais de madeira, e, a segunda, sobre a corrupção entre servidores de órgão ambiental estadual, engenheiros ambientais, detentores de planos de manejo e proprietários de empresas madeireiras.

Foram expedidos 23 mandados de prisão preventiva, seis de prisão temporária, 109 ordens de busca e apreensão cumpridos nos estados do Acre, Amazonas, de Minas, de Mato Grosso, do Paraná, de Rondônia, de Roraima e de São Paulo e no Distrito Federal. A Justiça também autorizou o bloqueio de R$ 50 milhões nos CNPJ´s das empresas investigadas e outras 18 medidas cautelares.

A operação já apreendeu em dezembro de 2017 mais de 400 contêineres no porto em Manaus, contendo aproximadamente 8.000 m³ de madeira em tora com documentação irregular, que pertenciam a mais de 60 empresas de madeira. A madeira tinha como destino o mercado doméstico e internacional, sendo 140 contêineres destinados à exportação para países da Europa, Ásia e América do Norte.

Os investigados responderão, dentro das suas condutas, pelos crimes de falsidade ideológica no sistema DOF, falsidade documental nos processos de concessão e fiscalização de PMFS (Plano de Manejo Florestal Sustentável), extração e comércio ilegal de madeira, lavagem de bens, direitos e valores, corrupção ativa e passiva e de constituição de organização criminosa.

OTempo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 14h07 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo limpo

Mín. 14° Máx. 28°

Ter 28°C 12°C
Qua 27°C 12°C
Qui 26°C 13°C
Sex 23°C 12°C
Sáb 23°C 12°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio