
Com o número de estudantes que optam pela Educação a Distância (EaD) cada vez maior, a quantidade de instituições que oferecem a modalidade também cresceu. Conforme o Censo da Educação Superior, 215 novos polos foram abertos em Minas em apenas cinco anos. Nesse período, no Estado, o aumento de 37% supera até a média nacional, de 29%.
A expansão do ensino on-line é uma tendência. Recém-chegado a Minas, o Centro Universitário UniSant’Anna, de São Paulo, tem hoje 60 núcleos ativos, ofertando dezenas de cursos de graduação e pós-graduação no país. A expectativa é chegar a 500 unidades em três anos, com capacidade para inauguração de 150 a cada 12 meses.
Há 20 anos oferecendo cursos presenciais, as Faculdades Kennedy e Promove, em Belo Horizonte, abriram as portas para a modalidade virtual em 2019. Desde fevereiro, as instituições se tornaram núcleo de apoio do UniSant’Anna.
Custo mais baixo das mensalidades e possibilidade de estudar em qualquer lugar são atrativos para os estudantes, afirma o reitor da instituição, Natanael Átilas Aleva. Segundo o gestor, as aulas semipresenciais também são diferenciais. “O contato entre aluno e professor é muito importante, e nós abrimos essa oportunidade”, destaca.
Portas abertas
“Com a EaD, resolvemos levar a faculdade para dentro da casa e do trabalho dos nossos alunos. Com a nossa estrutura física, damos o amparo que eles precisam”, afirma o coordenador psicopedagógico do Promove, Cláudio Vieira. O docente reforçou que a qualidade tanto do ensino presencial quanto digital é a mesma.
Aprendizagem
Ao escolher uma graduação a distância, o aluno deve estar atento à forma como o conteúdo é repassado. “Na nossa plataforma, ele não aparece apenas em texto. Vídeos, áudio e imagens compõem o material, possibilitando ao universitário uma experiência bem interessante e de impacto”, diz João Carlos Peixoto, coordenador dos cursos de Tecnologia da Informação da Kennedy e do Promove.
Além disso, o professor ressalta que, para facilitar a absorção do conhecimento, o estudante pode escolher duas disciplinas por módulo, com duração de cerca de dois meses.
A estrutura dos polos também assume papel fundamental na formação. “No nosso caso, os alunos têm acesso a laboratórios, bibliotecas e assistência psicopedagógica durante o período de aprendizado”, reforça o coordenador.
Mais procurados
Opção de ensino para quem busca flexibilidade e mensalidades mais em conta, a EaD oferece cursos nas mais diversas áreas.
Diretor da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), Luciano Sathler afirma ser Pedagogia a graduação campeã em matrículas e, por isso, uma das mais ofertadas na modalidade on-line. Segundo ele, a procura se dá pela exigência da formação para professores da educação básica somente com o diploma de licenciatura.
Administração e Ciências Contábeis aparecem em segundo e terceiro lugares no número de alunos, destaca o diretor da Abed.
Saiba mais
Interessados em cursar o EaD no Centro Universitário UniSant’Anna devem acessar este link.
Há três opções de ingresso: nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obtenção de novo título e processo seletivo on-line.

Premiação Cientista brasileiro entra para a lista dos mais influentes do mundo por método que combate dengue
Graduação Mais 700 alunos se formam no Programa de Inclusão Digital da PBH
Ensino superior UFSJ terá novo curso em Sete Lagoas Mín. 19° Máx. 29°

