
Termina nesta sexta-feira (16) o prazo para que instituições de ensino superior validem informações prestadas por estudantes pré-selecionados na lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A data, que seria 9 de agosto, foi prorrogada em uma semana em função de instabilidade no portal entre os dias 5 e 7 deste mês.
Houve sinais de sabotagem de serviços prestados e sistemas internos do Ministério da Educação (MEC). Inclusive, a PF foi acionada para investigar a hipótese. “Não estamos acusando ninguém, mas há indícios fortes de que nos levaram a acionar a Polícia Federal. Não é nosso papel investigar”, explicou o ministro Abraham Weintraub, na última semana.
Modalidades
Com financiamento a juros zero, o Fies é voltado para estudantes com renda familiar mensal bruta por pessoa de até três salários mínimos. O aluno começará a pagar as prestações respeitando o limite de renda.
Já a chamada P-Fies é para candidatos com ganho familiar per capita entre três e cinco salários mínimos. Nesse caso, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito, que pode ser um banco privado ou fundos constitucionais e de desenvolvimento.
Para concorrer ao financiamento, o candidato precisa ter feito qualquer uma das últimas dez edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ter alcançado média igual ou superior a 450 pontos nas questões e não ter zerado a redação.
Outros problemas
Assim como as instituições ganharam mais prazo para realizar o processo do Fies, os estudantes não matriculados terão até 19 de agosto para concorrer a uma das bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (ProUni). Para os matriculados, a data final continua a ser 30 de setembro.
O Sistema Presença, utilizado para pagamento do benefício do Bolsa Família, também passou por instabilidade, mas o MEC não identificou necessidade de prorrogar o prazo para envio de informações, que continua a ser 23 de agosto.

Premiação Cientista brasileiro entra para a lista dos mais influentes do mundo por método que combate dengue
Graduação Mais 700 alunos se formam no Programa de Inclusão Digital da PBH
Ensino superior UFSJ terá novo curso em Sete Lagoas Mín. 19° Máx. 29°

