
Bruno Lima Costa. Este é o nome do aluno do 1° ano do Colégio Alpha de Sete Lagoas que está entre os 300 medalhistas de ouro na edição deste ano da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). O estudante vai receber o prêmio no fim do mês em solenidade na Universidade de São Paulo (USP). E não foi só isso, o Alpha emplacou também três medalhas de prata na ONC 2019 com Otávio França, Isabela de Oliveira Abreu e Luiz Felipe Costa, além de duas menções honrosas para Anna Clara de Oliveira e Caroline Ferreira.
O feito dos estudantes de Sete Lagoas foi muito comemorado porque a ONC bateu o recorde de inscritos em 2019 e contou com quase dois milhões de participantes. O incentivo aos alunos é o grande diferencial, na opinião do diretor do Alpha, Fernando Campos, que garante que as medalhas são consequência do que é passado em sala de aula. “Não é nossa pretensão preparar os alunos para buscar medalhas. A gente estimula os estudos de forma constante e a participação em olimpíadas é uma forma de a gente mensurar o nosso trabalho”, explica.
O medalhista Bruno concorda com Fernando e completa dizendo que o “jeito que a escola trabalha e ensina a gente, a seriedade ao ensinar que deixa a gente feliz, mesmo sabendo que o conteúdo é extenso. Todos sempre nos apoiam para conquistarmos nossos sonhos”. Prova disso são aulas no contraturno para que os alunos possam se dedicar e aperfeiçoar o conteúdo. “Não é obrigatória a participação, mas sempre que oferecemos grande parte participa das aulas complementares”, emenda Fernando.
Vocação de medalhista
Nos últimos anos o Alpha vem se destacando como um dos grandes medalhistas em olimpíadas nacionais. Também este ano foram cinco medalhas, uma de ouro, uma de prata e três de bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Na edição estadual da olimpíada de química, em 2018, foram outras quatro conquistas.
De 2014 até o ano passado foram 30 medalhas entregues para alunos do Alpha que se destacaram na OBA. A proposta pedagógica diferenciada aliada a desafios em matemática, química e biologia motivam os alunos a buscarem novos objetivos. “Temos aula de astronomia na escola também. A gente motiva e eles vão se destacando em várias frentes”. A fala de Fernando faz referência a um livro de poesias escritas pelos alunos e que está em fase final de produção.
ONC
A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de quatro Sociedades Científicas: a Sociedade Brasileira de Física (SBF) a Associação Brasileira de Química (ABQ) o Instituto Butantan e a Sociedade Astronômica Brasileira; ela resulta de um convite do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) à sociedade e se destina a estudantes do ensino médio e do último ano do Ensino Fundamental.
Também como forma de valorização, a direção do Colégio Alpha vai custear as despesas com a viagem para a premiação da ONC, na USP, no próximo dia 28. “A gente computa como investimento porque é mais uma forma de incentivar nossos alunos a novas participações e conquistas”, finaliza Fernando.

Ensino técnico Prefeitura de Sete Lagoas anuncia 280 vagas em cursos técnicos gratuitos
Ensino público Prefeitura de Sete Lagoas entrega Escola Quincas Nogueira totalmente revitalizada
Cursos Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas abre 280 Vagas em cursos técnicos gratuitos
Segurança pública Em Prudente de Morais, PM realiza aulão sobre bullying
Concurso Merendeiros em Cena: concurso de receitas vai valorizar alimentação escolar e os profissionais
Futuro Governo de Minas abre pré-inscrições para o programa “Trilhas de Futuro – Jovens e Adultos”
Ensino público Cadastro Escolar começa nesta terça-feira (28): veja o passo a passo e documentos necessários
Sete Lagoas Prefeitura de Sete Lagoas entrega reforma da Escola Municipal Luzia Barbosa, que completa 70 anos
Inovação InovaTech 2025 promete movimentar Sete Lagoas com inovação, criatividade e muito aprendizado Mín. 21° Máx. 34°


