
Uma série de propostas para melhorar o atendimento socioassistencial foram discutidas durante a 13ª Conferência Estadual de Assistência Social, realizada nestas segunda (18) e terça-feira (19/11), em Contagem.
As sugestões foram feitas para o Estado e a União a partir de discussões iniciadas nas Conferências Municipais e das 11 Conferências Regionais entre equipe técnica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), gestores de assistência social, representantes de entidades, de conselhos e usuários do SUAS, Sete Lagoas, foi representado por 4 delegados, representando o Governo Municipal, os Trabalhadores do Suas, Trabalhadores de Entidades e Usuários.
Os trabalhos foram coordenados pela subsecretária Janaína Reis, juntamente com o presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), Rodrigo Silveira e Souza. Dentre as propostas sugeridas para o Governo de Minas está “Fomentar a realização de concurso público nos municípios para a efetivação da equipe mínima de atendimento as unidades, para que não haja interrupção de vínculos e prestação de serviço”.
Em relação ao Governo Federal, foi proposta a criação de um fórum permanente de discussão entre Sistema Único de Assistência Social (Suas), Judiciário e órgãos de garantia de direitos para estabelecer um fluxo de serviços e atendimentos. Outra medida é fortalecer estratégias de prevenção e redução das vulnerabilidades a que estão expostas crianças, mulheres, idosos, negros e população LGBTQI+, além da garantia dos repasses financeiros para manutenção dos serviços, programas e benefícios.
Durante os dois dias de conferência, várias ações foram debatidas. Entre os eixos se destacaram “Os desafios na consolidação do Suas frente aos impactos da crise financeira da União, estados e municípios”; “A reforma da previdência”; “A rede de proteção do Suas e a relação com os órgãos de garantia de direitos”; além da “Democracia participativa, controle social e protagonismo do usuário do sistema”.




Despedida FOTOS: Fãs e amigos prestam homenagens a Lô Borges em Santa Tereza, onde nasceu o Clube da Esquina
Trilhas de Minas Belo Horizonte sedia o I Seminário Mineiro de Trilhas
Inédito Em Corinto, maquinista de 103 anos que levou tropas na 2ª Guerra Mundial revela segredo de longevidade: ‘Cerveja e boteco’
Novo milionário Prêmio de R$ 96 milhões da Mega-Sena sai para aposta única; saiba para qual cidade
Universo Chuva de meteoros das Orionídeas pode iluminar o céu de Sete Lagoas — se o clima colaborar
Vida animal Casal constrói santuário para animais feridos às margens do Rio Cipó
Viagem Trem Vitória-Minas: a partir de 2026 terá viagens noturnas e promete facilitar o acesso dos mineiros às praias capixabas
Saúde Campanha arrecada fundos para tratamento de paciente com câncer de esôfago em Sete Lagoas
Fé Fiéis fazem celebrações pelo 44º ano do falecimento da Venerável Benigna Victima de Jesus, inclusive em Sete Lagoas Mín. 18° Máx. 33°


