
Realizada anualmente pela Igreja Católica, por meio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Campanha da Fraternidade (CF) deste ano tem como tema os gestos de doação e compromisso em favor das pessoas que necessitam.
A CF 2020 também celebra o poder transformador da atuação de Irmã Dulce, religiosa nascida em Salvador que foi canonizada em outubro de 2019, sob o título de Santa Dulce dos Pobres. Conhecida como o Anjo Bom da Bahia, a freira dedicou sua vida aos cuidados de pessoas doentes, empobrecidas e abandonadas.
Entre as ações que concretizam esse impulso de ir ao encontro do outro que sofre, a mobilização apresenta, com destaque, as Associações de Proteção e Assistência ao Condenado (Apacs), que se caracterizam por oferecer oportunidade de recuperação para pessoas presas, por meio de estudo, trabalho, reconstrução dos laços familiares e sociais, espiritualidade e disciplina.
A eficácia da proposta, que traz de volta a dignidade do indivíduo, vem se confirmando em índices de reincidência dos egressos consideravelmente mais baixos do que os do sistema prisional convencional: a média das Apacs é de 15% contra 70% nas cadeias comuns.
As Apacs são fruto de uma cooperação da Fraternidade Brasileira de Assistência ao Condenado (FBAC), difusora da metodologia e supervisora de todas as unidades que a aplicam, das quais 39 estão em Minas Gerais; do Judiciário, que autoriza o cumprimento da pena nesses estabelecimentos, divulga e incentiva a implantação dos centros de reintegração social (CRS) no Estado; e do Executivo, que mantêm convênios para viabilizar, economicamente, as atividades das Apacs.

Despedida FOTOS: Fãs e amigos prestam homenagens a Lô Borges em Santa Tereza, onde nasceu o Clube da Esquina
Trilhas de Minas Belo Horizonte sedia o I Seminário Mineiro de Trilhas
Inédito Em Corinto, maquinista de 103 anos que levou tropas na 2ª Guerra Mundial revela segredo de longevidade: ‘Cerveja e boteco’
Novo milionário Prêmio de R$ 96 milhões da Mega-Sena sai para aposta única; saiba para qual cidade
Universo Chuva de meteoros das Orionídeas pode iluminar o céu de Sete Lagoas — se o clima colaborar
Vida animal Casal constrói santuário para animais feridos às margens do Rio Cipó
Viagem Trem Vitória-Minas: a partir de 2026 terá viagens noturnas e promete facilitar o acesso dos mineiros às praias capixabas
Saúde Campanha arrecada fundos para tratamento de paciente com câncer de esôfago em Sete Lagoas
Fé Fiéis fazem celebrações pelo 44º ano do falecimento da Venerável Benigna Victima de Jesus, inclusive em Sete Lagoas Mín. 18° Máx. 33°


