Sexta, 26 de Abril de 2024
26°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Especiais Coronavírus

Diocese de Sete Lagoas publica decreto suspendendo por 15 dias, Celebrações, Reuniões, Encontros de Pastorais e realizações de Sacramentos

Medida pretende contribuir com a prevenção ao Coronavírus

17/03/2020 às 15h55
Por: Redação Fonte: Pascom da Diocese de Sete Lagoas
Compartilhe:
Cúria Diocesana de Sete Lagoas - Reprodução/StreetView
Cúria Diocesana de Sete Lagoas - Reprodução/StreetView

A pandemia do novo Coronavírus avança no Brasil e, por isso mesmo, somos todos convocados a dedicar maior atenção às medidas de prevenção da doença. Nesse sentido, convoco os sacerdotes, os fiéis leigos e todos os homens e mulheres de boa vontade a seguirem as seguintes recomendações, em consonância com as autoridades civis competentes e de saúde pública, tais como a Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde, Governo do Estado de Minas Gerais e Decreto Municipal nº 6.227 da Sede Diocesana:

1) No âmbito da nossa Diocese, foranias, paróquias e outras comunidades de fé, suspender, por 15 (quinze) dias, a partir desta data, a realização de encontros de pastorais (Encontros Catequéticos, Celebrações da Vida, Grupos de Jovens, entre outros); movimentos (Grupos de Oração, Terço dos Homens, Terço das Mulheres, Mães que Oram, Apostolado da Oração, Legião de Maria, Cursilhos, Vicentinos e afins); serviços (ECC –Encontro de Casais, Oficinas de Oração, Ceb’s e similares); assembleias, seminários e outros eventos que contribuam para aglomerar pessoas.

2) Com relação as Celebrações Eucarísticas com participação da assembleia: estão suspensas por 15 (quinze) dias, em todo território Diocesano. Sendo assimos fiéis ficam desobrigados temporariamente do preceito religioso de participar das Missas semanais e dominicais.

Esta medida se fez necessária diante do aparecimento de casos comprovados na nossa região. Permaneçamos em comunhão e unidos à comunidade de fé a partir das celebrações transmitidas pelos Meios de Comunicação católicos (Canção Nova, Rede Vida, Tv Aparecida, Tv Século XXI, Rede Evangelizar, Rede Catedral), fanpage Diocesana, rádios locais e outros.

3) Nas paróquias, escritórios paroquiais, comunidades de vida e em outros ambientes eclesiais como a Cúria Diocesana, privilegiar a comunicação por telefone, e-mails e redes sociais. Redobrar os cuidados com a limpeza e facilitar acesso a álcool, detergente ou sabonete para a devida higienização.

4) Com relação a ministração dos sacramentos: estão suspensos por 15 dias, batizados, confissões, comunhão e unção dos enfermos (somente em casos extremos ou perigo de morte), seguindo com rigor as medidas de higienização. Torna-se importante também suspender o mutirão de confissões em todo território diocesano.

5) Importante redobrar cautela para não compartilhar notícias falsas (fakenews). A mentira, além de prejudicar o enfrentamento da doença, gera pânico, agravando a situação. Nesse sentido, oportuno é checar cada informação recebida pesquisando em referências confiáveis.

6) As equipes das PASCOM’s paroquiais devem auxiliar seus párocos na reprodução e ampliação das informações nos meios de comunicação de cada paróquia, ficando atentos ao site da diocese (www.diocesedesetelagoas.com.br) e fanpage diocesana, de onde serão publicados todos comunicados oficiais. Caso haja possibilidade, poderão ser pensadas transmissões de missas celebradas localmente, apenas pelo padre e alguns auxiliares, através dos meios de comunicação disponíveis nas comunidades. (Sugestão: Lives pelas redes sociais ou rádios comunitárias).

7) Ao fim do prazo de suspensão das atividades supracitadas, em conjunto com o Conselho Presbiteral Diocesano, serão publicadas novas orientações para as semanas seguintes, inclusive, sobre a programação da Semana Santa.  Permaneceremos atentos aos desdobramentos para encaminharmos novas ações. A preocupação maior é com idosos e enfermos. Cuidemos especialmente dessas pessoas, mais vulneráveis à doença.

8) A oração pede, o jejum alcança e a misericórdia traz! Vamos intensificar os momentos de oração e preces a Deus para que nos livre deste e de muitos males que atentam contra a vida. Rezar em especial pelos agentes e profissionais da saúde para que realizem tudo o que for necessário para superarmos a ameaça do Coronavírus e de outras enfermidades.

9) “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24,15 )

Este desafio é uma oportunidade para crescermos na fé, voltarmo-nos para a “Igreja Doméstica”, aprimorar nossa ação evangelizadora também em nossas próprias famílias, remodelar processos e viver com maior responsabilidade nesta “casa que nos é comum”. Somos convocados à solidariedade, a darmos genuíno testemunho cristão, a partir de atitudes inspiradas na Parábola do Bom Samaritano, conforme nos pede a Campanha da Fraternidade 2020 – Fraternidade e vida: dom e compromisso. Longe de nós a indiferença! Em vez disso, reconhecer a dor do outro, sentir compaixão e cuidar.

Que Nossa Senhora da Conceição, e Santo Antônio, pai dos necessitados, sejam guia e inspiração para todos. O Cristo ressuscitado nos garante vida abundante!

Saudamos e abençoamos na caridade pastoral.

Dado e passado em nossa Cúria Diocesana e cidade de Sete Lagoas, sob o selo e sinal de nossas armas, no dia 17 de março de 2020.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 10h07 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 28°

Sáb 27°C 16°C
Dom 29°C 16°C
Seg 29°C 17°C
Ter 28°C 17°C
Qua 29°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes