Terça, 23 de Abril de 2024
30°

Parcialmente nublado

Sete Lagoas, MG

Educação Tecnologia

ETMSL fecha parceria com o Google para acesso de estudantes e professores à inovação da educação remota

07/05/2020 às 08h20 Atualizada em 07/05/2020 às 08h27
Por: Redação Fonte: ETMSL
Compartilhe:
ETMSL fecha parceria com o Google para acesso de estudantes e professores à inovação da educação remota

Diante do panorama de crise causada pela pandemia do Coronavírus (COVID-19), onde as aulas ficariam totalmente paralisadas, a Equipe Gestora da Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas - ETMSL buscou rapidamente solucionar as dificuldades para dar continuidade à formação profissional de seus alunos.

A ETMSL com o objetivo de manter a oferta das aulas por acesso remoto, enquanto durar a situação de pandemia, adotou a utilização das ferramentas da plataforma educacional digital do Google for Education.Esta plataforma, permite recriar o ambiente de sala de aula na internet com o auxílio de diversas ferramentas que viabilizam a interação necessária entre alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem.

A parceria se refere à ampliação dos recursos disponíveis na plataforma do Google para uso da instituição de ensino. Ressalta-se que essa concessão se formalizou sem nenhum custo para a instituição, uma vez que a ETMSL preenche os requisitos para a assinatura perpétua e gratuita do uso da versão completa da plataforma Google. Os bastidores dessas conquista, se deu com a iniciativa da ETMSL enviar adocumentação à Google e após análise, foi estendido o número de usuários com permissão de acesso à plataforma, bem como os recursos disponibilizados.Para se ter uma ideia,caso a Escola não estabelecesse essa parceriae decidisse investir na plataforma para acessar aos mesmos recursos oferecidos, o custo mensal do investimento seria de 227 mil reais, considerando o valor atual do dólar.

Por estaparceria que mostra a preocupação da empresa Google praticar responsabilidade social por meio de ferramentas digitais que possibilitaa multiplicação de ações em prol da educação profissionalizantede qualidade, a Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas registra o seu imensurável agradecimento.

Além dessa novidade, outras formas de interação com os estudantes têm acontecido por meio dos canais de comunicação da Escola, de acordo com as necessidades específicas que se apresentam e em consonância com a capacidade de atendimento desta instituição de ensino. Aos alunos com dificuldade de acesso às plataformas remotas de ensino estão sendo oferecidas alternativas para que nenhum fique prejudicado.

A ETMSL tem publicado notas de esclarecimentosà comunidade, que podem ser acessadaspor meio do site http://fumep.setelagoas.mg.gov.br/.

A instituição reforça quetodos esses esforços visam minimizar os impactos das medidas de isolamento social causadas pela pandemia de Coronavírus na aprendizagem dos estudantes, considerando a longa duração da suspensão de atividades educacionais de forma presencial nos ambientes escolares, bem como evitar o retrocesso de aprendizagem por parte dos estudantes e a perda do vínculo com a escola, o que pode levar à evasão e abandono.

Elis Cristina, diretora da ETMSL reitera que esse trabalho se tornou possível pelo envolvimento de toda Equipe que se propôs a reconstruir a maneira de ensinar e acreditou nas possibilidades do grupo.

A Vice-diretora, Stefânia Lima, que coordenou a implantação dessa importante ferramenta ressalta que a tecnologia demonstra ter grande potencial para educação, quando usada de forma consciente.  Salienta que nesse momento onde todos buscam soluções a ETMSL sai à frente buscando atrelar ao currículo atividades que permitam maior interatividade e alcance ao conhecimento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 15h32 - Fonte: ClimaTempo
30°
Parcialmente nublado

Mín. 18° Máx. 27°

Qua 28°C 19°C
Qui 28°C 17°C
Sex 28°C 17°C
Sáb 27°C 16°C
Dom 29°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes