Sexta, 26 de Abril de 2024
25°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Educação Não presencial

Governo de MG reconhece falhas em material de estudo e sinaliza volta às aulas neste ano

11/06/2020 às 09h35
Por: Redação Fonte: Bhaz
Compartilhe:
Estudo não-presencial divide opiniões em MG (Divulgação/MCTIC)
Estudo não-presencial divide opiniões em MG (Divulgação/MCTIC)

A secretária de Estado de Educação (SEE-MG), Julia Sant’Anna, reconhece que houve falhas no material disponibilizado aos alunos da rede estadual e garante que Minas não aceitará que as aulas do regime remoto sejam suspensas. Apesar de não existir data definida, ela acredita que as aulas presenciais devem ser retomadas ainda neste ano.

Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (10), a secretária afirmou que os erros apontados nos PETs (Planos de Ensino Tutorados) já haviam sido corrigidos, em sua maioria, na primeira semana do estudo não presencial.

“É muito importante, em um momento tão específico como este, reconhecer que erros podem acontecer e aconteceram. Já havia sido feita uma previsão de um canal de comunicação para fazer os ajustes que forem necessários”, explicou Julia Sant’Anna, se referindo ao e-mail [email protected], pelo qual a SEE-MG recebe sugestões de correção.

As falhas mencionadas pela secretária, que, segundo ela, já foram corrigidas, vão desde erros gramaticais até informações incorretas que foram veiculadas nos PETs. Os erros foram identificados por professores da rede estadual e de outras instituições, como a UFMG.

Ela destaca, ainda, que os PETs que foram impressos e distribuídos aos alunos que não têm acesso à internet já chegaram até eles com a maior parte dos erros corrigida. Segundo a secretária, 385.809 alunos da rede estadual receberam o material de forma impressa.

Plágios e links

Professores também haviam apontado possíveis plágios no material, já que existem questões que foram retiradas de sites e blogs de ensino, que não haviam sido creditados. A SEE-MG afirma que a bibliografia dos PETs já foi atualizada e tudo que foi retirado de algum material externo está referenciado.

Outra crítica feita pelos professores foi em relação à presença de links que direcionam a páginas da web, que não podem ser “clicados” no material impresso. A Secretaria explica que os diretores das escolas devem entrar em contato com os alunos que receberam o material e orientá-los, para que sigam com os estudos sem precisar da internet.

A secretária disse, ainda, que o segundo volume dos PETs está na fase de correção e revisão e deve ser disponibilizado na próxima semana. O terceiro volume, segundo ela, está em fase de diagramação.

Regime vai continuar

A secretária Julia Sant’Anna também se opôs a um PL (Projeto de Lei) que solicita a suspensão do regime de aulas não presenciais, que tramita na ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais). Ela garantiu que a SEE-MG não abrirá mão do modelo proposto e afirmou que não acredita que o projeto seja aprovado.

Segundo ela, um grupo político tenta descredibilizar o trabalho do governo na educação estadual, criticando “desproporcionalmente” as falhas da SEE-MG. “A quem interessa falar de conteúdos que foram corrigidos, que foram construídos para alunos pobres, que não teriam condição de ter atividades escolares neste período?”, questionou.

“Infelizmente, um pequeno grupo interessado em interromper as atividades públicas em Minas Gerais parece bem interessado em aumentar o peso [dos erros cometidos], retirando o direito do aluno mais vulnerável de ter acesso à educação. Eu, como secretária, me nego a tirar o direito de alunos humildes de ter acesso à educação”, completou Julia Sant’Anna.

De acordo com a SEE-MG, 97,5% do 1,7 milhão de alunos da rede estadual têm acesso ao material disponibilizado pelo programa de alguma forma, seja ela online ou impressa. O chat no aplicativo “Conexão Escola” também foi disponibilizado hoje para Android e deve ser liberado, nos próximos dias, para iOS.

Outro PL prevê transmitir as teleaulas, que são transmitidas pela Rede Minas e pelo YouTube, também pela TV Assembleia. A secretária acredita que isso já será possível na próxima semana e também afirma que o governo procura expandir o alcance da Rede Minas, que, atualmente, chega a 271 dos 853 municípios mineiros.

Aulas presenciais

Julia Sant’Anna reforçou que ainda não há previsão de data para que as aulas presenciais sejam retomadas, mas acredita que isso deve acontecer ainda neste ano. Ela conta que a pasta acompanha, através da Secretaria de Estado de Saúde, a curva epidemiológica da Covid-19 em Minas.

“Acredito que não [haverá suspensão das aulas presenciais até o fim do ano]. O governador anunciou a retomada para o segundo semestre. Mas isso depende muito da curva epidemiológica e precisamos saber como serão as próximas semanas”, afirmou.

A secretária também contou que a pasta já planeja protocolos para a retomada das atividades presenciais. Segundo ela, a SEE-MG fez as medições das salas de aulas no ano passado e já estuda as possibilidades de medidas de distanciamento social.

“Nossa maior preocupação é com os mais vulneráveis, que precisarão de apoio presencial mais imediato. Vai haver um acolhimento cuidadoso de professores e alunos e será aplicada uma avaliação diagnóstica, para que sejam preparados planos individuais para cada estudante”, completou Julia Sant’Anna.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 19h06 - Fonte: ClimaTempo
25°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 28°

Sáb 27°C 16°C
Dom 29°C 16°C
Seg 29°C 17°C
Ter 28°C 17°C
Qua 29°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes