
O Procon de Sete Lagoas tornou público o relatório das atividades desenvolvidas pelo órgão de proteção e defesa do consumidor no primeiro semestre de 2020. Em seis meses, foram 1.301 atendimentos, sendo que a maioria, 28,10%, é relativa a assuntos financeiros. A maior parte das demandas registradas, 59,95%, foi solucionada pelo atendimento preliminar quando existe a intervenção junto ao fornecedor por meio de contato telefônico e o acordo é concretizado.
O meio de consumo preponderante foi de aquisições realizadas nos próprios estabelecimentos comerciais (50,79%). No setor de conciliação, o órgão registrou, no mesmo período, o agendamento de 56 audiências e a maioria resultou em acordos firmados. "Nas audiências, o fornecedor tem a oportunidade de atender a demanda apresentada pelo consumidor e somente quando não resolve o problema ocorrido na relação de consumo é que o processo passa à fase de aplicação das sanções administrativas previstas no Código de Proteção e Defesa do Consumidor", destaca o gerente do órgão, Luiz Carlos Gomes de Araújo.
Quando as reclamações não são atendidas pelos fornecedores é instaurado processo administrativo sancionatório e os julgamentos são realizados pelas comissões especiais julgadoras do Procon. Desde a criação das comissões, em agosto de 2019, já foram julgados 40 processos administrativos e as receitas arrecadas são destinadas ao Fundo Municipal de Defesa dos Direitos do Consumidor (FMDC – Lei Municipal nº 5.079/95).
Em relação à pandemia do novo coronavírus, o departamento jurídico do Procon Municipal notificou todos os estabelecimentos que comercializam produtos usados na prevenção da Covid-19 no município, requisitando o envio de notas fiscais de compra e venda dos mesmos, a fim de verificar eventual elevação abusiva de preços sem justa causa (art. 39, V e X, do CDC).
Novidades
Para oferecer mais comodidade ao cidadão, desde junho deste ano, o Procon de Sete Lagoas está em um novo endereço, na rua Aracaju, 42, bairro Canaã, atendendo de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h30. Porém, excepcionalmente durante a pandemia da Covid-19, o horário de atendimento segue reduzido, de 10h às 16h, sendo obrigatório o uso de máscara nas dependências do órgão.
Além de novo endereço, o Procon Municipal também ganhou espaço na rádio Cultura de Sete Lagoas, 1.420 AM, todas as quartas-feiras, às 7h30, e sextas-feiras, às 09h, com o programa "Alô Procon". No ar, ao vivo, o órgão esclarece as dúvidas enviadas pelos ouvintes. Para participar do programa, basta enviar mensagens pelo Whatsapp (31) 99608-1141.
Dúvidas, reclamações e denúncias também são recebidas via e-mail (atendimento.procon@
Legendas:
O Procon de Sete Lagoas está em um novo endereço, na rua Aracaju, 42, bairro Canaan
Gilberto Avelar, responsável pelo setor de Fiscalização e Reclamações do Procon Municipal, participa de programa de rádio
Vida animal Policiais resgatam tamanduá perdido no bairro Dona Sílvia
Investimento Araçaí cria Fundo Municipal de Saneamento Básico para ampliar investimentos na infraestrutura urbana
Curso técnico Senac em Sete Lagoas abre vagas gratuitas nas áreas de comércio, turismo e estética
Educação pública PBH promove capacitação de professores que atuam na alfabetização de adultos
Design Com atividades gratuitas, Semana de Design é destaque da programação do CRJ
Acidente Grave acidente entre dois caminhões deixa motorista preso às ferragens na BR-040, em Sete Lagoas
Chuvas Secretaria de Saúde de Sete Lagoas suspende atendimento nesta segunda-feira (3) devido a danos causados pela chuva
Modernização PBH propõe pacote de incentivos para revitalizar área central e entorno
Finados Cemitérios preparados para o Dia de Finados: confira os horários das missas em Sete Lagoas Mín. 18° Máx. 33°


