Sexta, 26 de Abril de 2024
20°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Educação Pandemia

Governo de Minas divulga protocolo para volta às aulas presenciais

Estado havia autorizado a reabertura sem definir os protocolos

30/09/2020 às 13h48
Por: Redação Fonte: Bhaz
Compartilhe:
Imagem Ilustrativa/Envato
Imagem Ilustrativa/Envato

Uma semana após autorizar a reabertura das escolas no estado sem definir protocolos sanitários, a SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) divulgou as regras que serão exigidas nas unidades de ensino, que poderão funcionar a partir do dia 5 de outubro em algumas regiões. As definições, como a distância mínima de 1,5 m entre os alunos e a aferição de temperatura, foram divulgadas pelo secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, nessa terça-feira (29).

“A adoção de medidas de prevenção e controle é recomendada a todos, inclusive aos profissionais, aos responsáveis pelos alunos e aos próprios estudantes, promovendo assim um ambiente seguro. Dessa forma, a SES-MG entende que é preciso, minimamente, um tempo para que seja feita a estruturação de toda rede escolar com apoio psicossocial. É preciso fazer as adaptações necessárias, dando uma atenção especial para estudantes com deficiência e com condições de risco”, explicou o secretário.

O protocolo, que pode ser acessado aqui, prevê que, durante os primeiros 28 dias da autorização de reabertura (5 de outubro a 2 de novembro), o fluxo de entrada nas escolas deve obedecer um limite máximo de uma pessoa a cada 6m² de área livre em todos os espaços, incluindo pátios, salas de aula, refeitórios, sanitários, entre outros. Após o dia 2 de novembro, a metragem a ser seguida é de uma pessoa a cada 4m² de área livre.

Distanciamento e higienização

A SES-MG recomenda que as temperaturas sejam aferidas nas entradas das escolas, não permitindo a entrada de pessoas com temperatura igual ou superior a 37,8º C. “Mas sem causar aglomeração, dessa forma, o ambiente deve ser organizado”, pontua o documento. As salas de aulas devem ser ventiladas e garantir uma ocupação do espaço entre alunos e docentes de maneira a proporcionar o distanciamento físico de, no mínimo, 1,5 m.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 07h06 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 28°

Sáb 27°C 16°C
Dom 29°C 16°C
Seg 29°C 17°C
Ter 28°C 17°C
Qua 29°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes