Quinta, 28 de Março de 2024
22°

Chuvas esparsas

Sete Lagoas, MG

Especiais Dia das Crianças

Confira a programação com as atrações virtuais e presenciais para o 'Dia das Crianças'

Veja a lista de opções para comemorar durante todo o mês de outubro; confira

09/10/2020 às 09h59
Por: Redação Fonte: O Tempo
Compartilhe:

O Dia das Crianças deste ano será um pouco diferente devido às restrições de propagação da Covid-19. Mas não é porque o período demanda novos cuidados que não haverá comemorações. Seja em casa ou na rua, as celebrações foram adaptadas. 

Em Belo Horizonte, mesmo sem o tradicional evento "Fantástico Mundo da Criança" realizado há 30 anos no Parque Mangabeiras, na região Centro Sul da capital, e sem uma  programação específica dedicada aos pequenos em outros espaços de BH, devido aos protocolos sanitários impostos pela prefeitura, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica informou que os parques da cidade irão funcionar normalmente, das 8h às 17h, de quinta (8) a segunda-feira (12).

Para visitação, permanece a necessidade de agendamento prévio no site da PBH, podendo estar sujeita à lotação máxima estabelecida para cada local. Nos últimos anos, no Dia das Crianças, vários desses locais e outros  promoveram diversas atividades de lazer, com apresentação teatral e musical como o Museu dos Brinquedos, na Avenida Afonso Pena e, que está fechado desde março. 

"Outubro sempre foi um mês muito especial, sempre tivemos uma programação durante todo o mês, isso há 13 anos, desde o início do funcionamento do Museu”, lamenta a diretora da instituição, Tatiana Azevedo. Ela acrescenta que todos os anos, eles recebiam, em média, 2.500 pessoas nessa época. “Hoje, estamos com o coração apertado e sentindo uma falta imensa desse contato, da troca e da partilha. É um mês triste, diferente de tudo que a gente já viveu, não só porque estamos distantes, mas porque também as crianças estão em condições muito complexas e de vulnerabilidade com o isolamento social. A infância nessa pandemia não tem sido vista com muito carinho e zelo", desabafa Tatiana.

Nesta semana, após sete meses fechado, o local rescindiu o contrato de todos os funcionários. A equipe era formada por 15 pessoas. "Ficou insustentável. Continuamos com algumas programações nas nossas redes sociais, feitas somente por mim, mas, infelizmente esse tem sido um mês triste, logo no mês das crianças e no mês em que o Museu foi fundado. Tem faltado um olhar preocupado para os pequenos e para os adolescentes que já estão privados de momentos de convívio social, de aprendizado e de troca afetiva. O impacto disso terá consequências para toda a vida", pontua Tatiana Azevedo. 

Mas para não passar em branco a data, a reportagem reuniu alguns eventos que farão uma programação especial para o dia e para o mês das crianças. Confira! 

Solidariedade 

Coletivos do Aglomerado da Serra, do Morro das Pedras, Pedreira Prado Lopes, Taquaril e outras regiões da capital mineira se uniram e estão arrecadando doações de brinquedos, livros e guloseimas para distribuir kits aos pequenos de várias comunidades da capital. Você pode contribuir entrando em contato pelo telefone (31) 99226-3869 ou entregando doações pessoalmente na rua David Campista, 247, no Floresta, na região Leste de BH. 

Cinema

"Menino e o Mundo" - O Cine 104 irá exibir nos dias 11, 12 e 13, às 20h, o filme “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu. O longa, que tem trilha sonora do rapper Emicida, foi o vencedor da Melhor Animação, em 2014, no Festival de Annecy, na França, e foi indicado para o Oscar de Melhor Animação. O enredo fica por conta de Cuca, um menino que mora com a família numa pequena fazenda distante dos grandes centros. A exibição é online e gratuita. O link e as respectivas senhas para acesso ao filme serão disponibilizadas nas páginas oficiais do Centoequatro no Facebook, no Instagram e no site do 104.

Oficinas 

Oficina de Animação - O Espaço do Conhecimento da UFMG irá ensinar virtualmente aos pequenos como produzir vídeos de animação, de forma simples e divertida, nesta quarta-feira (14), às 17h, no Instagram e no Youtube da instituição. 

Oficina de Lançamento de Foguete - A série "Fora de Órbita" vai trazer experimentos e curiosidades astronômicas, dedicados a jovens e crianças. A atividade vai acontecer na próxima sexta-feira (16), também às 17h, no Instagram do Espaço do Conhecimento UFMG. 

Live Interativa - A Casa Thomas Jefferson convida o público para a live interativa "Explorando luz e sombra: imaginando e desenhando silhuetas", com brincadeiras e jogos que envolvem luz e sombra. O evento gratuito será realizado pela plataforma Zoom em 17 de outubro, a partir das 9h. Para o workshop, importante ter em mãos uma fonte de luz (lanterna), um celular, objetos diversos e papéis. As inscrições devem ser feitas pelo site eventbrite.com.br

Mão na massa - Todos os sábados deste mês, às 15h, o Sesc Palladium tem encontro ao vivo voltado para o público infantil. São brincadeiras e ações simples que podem ser desenvolvidas em casa com elementos e materiais do cotidiano. O passo a passo para realização das atividades será transmitido pelo IGTV  @sesc.palladium. 

Lúdico - O projeto de teatro infantil Cidade Encantada irá integrar a programação virtual do Minas Shopping. Até o dia 12 de outubro, o público poderá acompanhar os vídeos repletos de atividades e brincadeiras no Instagram do mall (@minas_shopping). Os pequenos vão poder se divertir com a turma do Cidade Encantada —Mari, Lulu e Edu— em oito vídeos. 

Desafios - A casa de jogos Escape está com uma promoção até o próximo dia 18. O preço para jogar em qualquer sala temática é de R$ 30 para os menores de 18 anos. No local, tem diversos espaços onde a pessoa entra e tem até uma hora para solucionar todos os enigmas e mistérios e escapar. O espaço funciona de 14h às 22h, na rua Cristina, 1.445, no bairro Santo Antônio. O telefone de contato é (31) 99238-4222

Exposição

Museu - O Museu Oscar Niemeyer (MON), de Curitiba, apresenta duas atividades virtuais inspiradas na exposição Circonjecturas, do artista paranaense Rafael Silveira. No dia (14), a oficina Fenaquistoscópio irá direcionar as crianças a construírem um brinquedo óptico que se propõe a ser uma nova versão para o tradicional cata-vento. As atividades podem ser acessadas pelo site do MON.

Charlie Brown e seu Beagle - No ano em que as tirinhas celebram 70 anos, o Boulevard Shopping irá homenagear o desenho com atividades presenciais e online. Na exposição montada no shopping será possível tirar fotos em painéis especiais e interagir com os personagens do Snoppy e sua turma impressos em 2D, além de utilizar molduras e stickers exclusivos dos personagens nas suas selfies, através da Realidade Aumentada. O espaço funcionará até a próxima segunda-feira (12), no piso 1.  Além da exposição presencial, no digital, ao acessar o site e as redes sociais do mall, os pequenos poderão fazer download de atividades lúdicas e desenhos para colorir e terá também informações e dicas úteis de como adotar e cuidar de um bichinho de estimação.

Música

Festa Online - Nesta segunda-feira (12), às 16h, a Tela plana realizará uma edição especial online do projeto "Tela Planinha". Os djs se fantasiarão e farão sets em que misturam clássicos do universo infantil com músicas que papais e mamães também curtem, mas que dialogam com o universo infantil. Serão apresentados clássicos antigos da Arca de Noé e Saltimbancos, além dos sucessos de Adriana Partimpim, Pequeno Cidadão, Palavra Cantada, Pato Fu, entre outros. Também farão parte do repertório canções como "Chocolate" do Tim Maia, "Saci" do Baiana System e Marisa Monte com "Não é proibido''. O evento será via Zoom e os ingressos custam a partir de R$ 10. Mais informações no site sympla.com.br. 

Palavra Cantada - Pensando em estimular as crianças a usarem a máscara de forma lúdica e animada para se protegerem, a dupla Sandra Peres e Paulo Tatit em parceria com o personagem Senninha prepararam uma surpresa e vão lançar a música e o clipe “Dança da Máscara” nesta segunda-feira (12), às 12h, com transmissão ao vivo no YouTube, Facebook e Instagram oficiais do personagem Senninha.

Concerto do Sítio do Pica Pau Amarelo - A Rede Minas irá exibir, neste domingo (11), às 14h, durante o programa "Harmonia", o concerto do Coral Infantil da Casa de Música de Ouro Branco, da Bahia, além de relembrar a primeira trilha sonora de “Sítio do Picapau Amarelo” composta por Gilberto Gil, Dorival Caymmi, Caetano Veloso e Chico Buarque. O coro infantil vai apresentar a famosa cantiga de roda “Se essa rua” e “A plantinha”, de Carmen Mettig Rocha. Além da TV tradicional, o público também pode conferir a atração no mesmo horário, pelo site da emissora (redeminas.tv.com.br).

Festival de Música Infantil - O maior festival de música infantil do país, o "Musicar na Nuvem" vai transmitir a partir deste sábado (10)  mais de 50 atrações voltadas para toda a família. A programação conta com shows, vivências, oficinas, podcasts e webinars e inclui artistas como a moçambicana Lenna Bahule, os mexicanos Chalanes del Amor, a carioca Bia Bedran e o paulista Hélio Ziskind. A programação contempla ainda atrações que vão da música de concerto ao passinho, passando pelo frevo, o samba e o rock. Com o isolamento social, as atrações podem ser vistas através do canal no Youtube do Festival e pelo Spotify

Lorena Queiroz - O Discovery Kids preparou uma programação especial para o Dia das Crianças, o especial Modo Kids. A produção inédita apresentada pela cantora mirim Lorena Queiroz vai ao ar no canal do YouTube do Discovery Kids nesta segunda-feira (12), às 18h. No canal da emissora pela TV, o especial será exibido no sábado (17), às 21h, com reprise na segunda (19), às 11h. Lorena gravou três canções originais que fazem parte da atração e resultam da interação inédita entre a atriz e os personagens de uma das séries de maior sucesso do canal, Mini beat power rockers. Também nesta segunda, o canal irá exibir uma programação especial com exibição de várias atrações ao longo do dia, a partir das 7h, com destaque para estreia da animação "Caçadores de Monstros", às 17h30. A nova série é protagonizada por dois adolescentes aspirantes a heróis e uma garota fantasma, que tentam desenvolver habilidades necessárias para se tornarem verdadeiros caçadores. 

Cerrado - O cerrado brasileiro virou tema de espetáculo. O instrumentista, compositor e produtor cultural brasiliense Marcello Linhos vale-se do bioma brasileiro para educar e transformar, por meio da arte. Linhos lançou o espetáculo musical infantil "Violinha do Cerrado". A peça foi gravada no Teatro da Aliança Francesa e será apresentada no formato on-line em 15 de outubro, com sessões gratuitas às 10h, 15h30 e 19h, no canal do YouTube do músico Marcello Linhos.

Teatro

Mundo Bita - Nesta segunda-feira (12), às 10h, o desenho, sucesso entre o público infantil, irá lançar a nova série "Imagine", no canal oficial do Youtube da animação. No episódio, Lila, Dan e Tito vivem se deparando com questões sobre a natureza e relações humanas e para solucionar os problemas, a turminha usa os bigodes mágicos e chama automaticamente o Bita, um amigão que mora na Galáxia da Alegria e transporta toda a galera para o Mundo da Imaginação. E fechando outubro com chave de ouro, no dia 30, Chaps e banda apresentam ao vivo quatro grandes sucessos da trajetória da franquia: “Viajar pelo Safari”, “Dinossauros”, “Meu pequeno coração” e “Coragem”. O pocket show especial começa às 10h e será transmitido no canal oficial da animação. 

"Pano pra Manga" - O ator André Grinbeg irá estrear, nesta segunda-feira (12), o espetáculo "Pano pra Manga", às 16 horas, no Canal do Youtube da Cia CEM SENTIDO. A peça conta a história de um menino, fã de circo, que sem sair de casa, encontra uma forma lúdica e divertida de passar o tempo durante a quarentena. No roteiro, muito ilusionismo e malabarismo na trilha sonora embalada por Fábio Jr. 

Contação de História - O projeto “Que História Contar” irá apresentar a partir desta segunda-feira (12) uma série de sessões de contação de histórias infantis com atores, músicos e palhaços. A cada dia, uma obra diferente será contada, seguida de um bate-papo ou de uma oficina interativa com os artistas na plataforma Zoom. A classificação etária é livre – indicado para crianças a partir de 3 anos. Os ingressos vão de R$ 7,50 a R$ 15 e todo o conteúdo ficará disponível até 12 de dezembro. O projeto irá trazer histórias baseadas em obras clássicas como “Rapunzel”, dos Irmãos Grimm, “A festa no céu”, de Ângela Lago, “A pequena vendedora de fósforos”, de Hans Christian Andersen, e o conto chinês “O pote vazio”. As histórias foram adaptadas para abordarem questões como diversidade de gênero, étnico-raciais e acessibilidade. 

Armatrux, a banda - Neste domingo (11), o projeto "Diversão em Cena ArcelorMittal" traz ao palco virtual "Armatrux, a banda" com o espetáculo de bonecos. Apresentado em mais de 70 cidades, a peça será transmitida às 16h, pelo Facebook (facebook.com/DiversaoEmCena) e YouTube (youtube.com/c/FundacaoArcelorMittal). Na história, músicos vindos de universos distintos se unem à pianista Mafalda Jackson em uma banda de rock que arrasa nos palcos. A trilha sonora foi composta pelo músico John Ulhôa, da banda Pato Fu, e Bob Faria. Já os bonecos foram desenhados e construídos pelo artista gráfico Conrado Almada.

Roma e Grécia Antiga - A live, que acontece no canal do Youtube do Espaço do Conhecimento da UFMG, nesta terça-feira (15), às 17h, vai contar muita história para a criançada sobre astronomia e a mitologia das mais famosas constelações da Grécia e Roma antigas.

Homem Aranha e Branca de Neve - Neste sábado (10) e domingo (11), o Homem Aranha e a Branca de Neve serão os protagonistas das lives “Dia de Herói” e “Dia de Princesa”, com brincadeiras, músicas e muitos jogos. A  programação do Pátio Savassi, em parceria com a Cyntilante Produções, será transmitida a partir das 11h, no canal do Youtube do shopping. Todos poderão assistir as lives e participar dos sorteios ao vivo para concorrer a brindes. Mas, para que a criança participe dos jogos, os familiares dos pequenos deverão inscrevê-lo até o dia 10 de outubro, às 12h, bastando enviar uma mensagem para o WhatsApp (31) 98260-4652.  

Leitura - Todos os sábados de outubro, às 16h, a live "Leia para uma Criança", promovida pelo Itaú, vai trazer leituras de livros infantis, conversas com especialistas e muita música para as crianças. Cada livro irá abordar um tema relevante: saúde, meio ambiente, empatia e educação. E todos serão lidos por um time especial de convidados. A primeira live será neste sábado (10) e terá a presença do médico e escritor Drauzio Varella com a leitura do livro "Os Superprotetores", uma homenagem aos profissionais da saúde que trabalham e se dedicam a salvar vidas durante a pandemia. Já confirmaram presenças para as próximas lives: Gaby Amarantos (17) e Gilberto Gil (24). O projeto conta ainda com um acervo de 16 livros digitais e gratuitos no site www.euleioparaumacrianca.com.br.

Dança 

O Memorial Vale terá uma programação especial para os pequenos e para os adultos com uma série de atividades com a bailarina, professora de dança e psicóloga, Carol Saletti e com a artista plástica Beatriz Apocalypse, do grupo Giramundo, que ensinará a arte de fazer bonecos nos dias 14 e 15 de outubro. As atividades começam nesta segunda-feira (12) e vão até a próxima sexta (16). Em cada dia da semana, as atividades serão dedicadas a uma faixa etária diferente. A programação começa sempre às 10h.  Todas as informações estão no site memorialvale.com.br

Gastronomia 

Baby Beef BH  - Na próxima segunda-feira (12), crianças de até 10 anos vão ter direito a rodízio gratuito. Os demais pagam R$ 69,90. Como o Espaço Kids está proibido de funcionar, conforme decreto da Prefeitura de Belo Horizonte, o Baby Beef da Cristiano Machado vai distribuir ainda giz de cera e desenhos para os pequenos colorirem em casa. 

Boi Vitório - O restaurante e churrascaria localizado no alto da Avenida Afonso Pena, no bairro Mangabeiras, preparou uma programação especial para a próxima segunda-feira (12). Os clientes que estiverem com uma criança de até 10 anos na mesa vão ganhar uma porção de fritas de 200g. 

 

Kanpai - Neste domingo (11) e na segunda-feira (12), entre 12h e 16h, o restaurante de culinária oriental do bairro Cruzeiro receberá as crianças de uma forma especial. A casa disponibilizará itens na mesa para eles colorirem, brincarem, além de giz de cera. Os pequenos ainda vão poder levar um pote de doces para casa como lembrança. Já os pais também vão ganhar um voucher que dá direito ao prato infantil do Kanpai na próxima visita que fizerem ao restaurante com o filho.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes