Quinta, 28 de Março de 2024
24°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Educação ENEM

A um mês do Enem, Inep faz recomendações e explicações para exame presencial e digital

Em live promovida pela Evolucional, o Coordenador Geral de Exames do Inep diz que avaliações do Enem Seriado deverão começar em 2022 e não substituirão o tradicional

17/12/2020 às 17h28
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Fala Criativa
Compartilhe:
Faltando um mês para o Enem, Eduardo Sousa, Coordenador Geral de Exames do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), participou de um encontro online realizado na manhã desta quinta-feira (17) e abordou assuntos como: recomendações devido à pandemia, Enem Seriado e Enem Digital. A live foi promovida pela Evolucional, edtech especializada em avaliações e dados e que produz simulados que preparam alunos para o Enem em mais de 3 mil escolas em todo país.

Durante os meses de isolamento social, quando as escolas passaram suas aulas para o formato de ensino à distância, a Evolucional iniciou a aplicação de seus simulados Enem também de maneira digital, assim como será o Enem Digital 2020. No entanto, este será aplicado em locais determinados pelo Inep. Já os simulados da Evolucional foram realizados por mais de 1 milhão de alunos de diversas escolas do Brasil, que puderam treinar, estudar e identificar como será o exame na prática. Ainda há dúvidas dos candidatos quanto à aplicação das provas oficiais do Enem, e o encontro sanou os seguintes pontos:

Pandemia e recomendações da OMS

"Num ano turbulento e difícil para a educação brasileira, tivemos que fazer uma modificação no nosso planejamento e, com isso, conseguir mais locais de prova com menos pessoas. Todos os envolvidos deverão seguir as normas de segurança recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que são: evitar aglomerações na entrada, uso de máscara o tempo todo e do álcool em gel, medição da temperatura de cada um na entrada da sala e o distanciamento entre as cadeiras", explica Eduardo. Além disso, os estudantes com sintomas de coronavírus ou outras doenças infectocontagiosas não deverão realizar a prova do Enem, marcada para janeiro de 2021. Segundo o coordenador, o candidato deverá digitalizar um laudo médico em seu perfil no site do Inep, até um dia antes da prova, para que o documento possa ser avaliado e a prova remarcada.

Enem Digital

De acordo com Eduardo, foram realizados muitos testes, inclusive com alunos, e a prova digital é extremamente confiável. "Um dos pontos que tivemos mais preocupação foi com as quedas de energia. Caso aconteça isso, a prova será salva o tempo todo e, ao restabelecer a energia, o sistema voltará para a mesma tela que estava". Já a redação, para aqueles que farão a prova digital, esta será feita no papel.

A ideia do Inep é que, até 2026, o Enem se torne completamente digital. Com isso, terá um aumento nas aplicações em mais municípios e, inclusive, podendo o aluno escolher uma data para a realização do exame. "Além disso, com a implementação da Reforma do Ensino Médico e da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), a prova será adaptada para o objetivo de cada candidato, com testes mais rápidos e precisos. Os testes adaptativos serão o futuro das avaliações", disse Eduardo.

Enem Seriado

Sobre o novo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que será chamado de Enem Seriado - em que os alunos do Ensino Médio formarão uma nota a partir da pontuação adquirida em cada uma das três séries e que poderá ser utilizada para acesso ao Ensino Superior - já tem data definida para início das aplicações no próximo ano e a utilização das notas para ingresso nas universidades em 2024.

"É importante salientar que, com a inclusão do Enem Seriado, o Enem Tradicional não será extinto. Entretanto, as universidades precisarão destinar vagas para aqueles alunos que optarem pelo ingresso com a nota do Enem Seriado". O coordenador se diz otimista quanto à aceitação das universidades, comparando com o que foi conquistado com o SISU, criado em 2009 e acolhido por todas as universidades públicas do país em quatro anos.

Os estudantes que começarem o primeiro ano do ensino médio em 2021, farão a primeira versão do novo Saeb com questões de língua portuguesa e matemática. Apenas no terceiro ano o exame contará com questões de ciências humanas, ciências da natureza, matemática, linguagens e códigos. A prova deverá ser em formato digital.

Notas para o SiSU

Por fim, o coordenador do Inep esclareceu que os estudantes que fizerem o Enem 2020 poderão usar as notas para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). "Houve um mal-entendido na última semana, mas reafirmamos que o resultado do Enem 2020, previsto para sair em março, poderá sim ser utilizado no SiSU", conclui Eduardo.
 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes