Sábado, 23 de Janeiro de 2021
31 99616-7463
Educação Encceja

Inep contraria edital e muda horário de inscrições do Encceja para as 18h

Inep afirmou que "não tinha nenhuma previsão de horário antes" para abrir as inscrições para o Encceja; o edital, porém, era claro: a abertura seria às 10h

11/01/2021 15h29
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com UOL
Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) alterou para as 18h de hoje o início das inscrições para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).

A mudança, noticiada em um post no Twitter, ocorreu após uma série de reclamações de estudantes que não estavam conseguindo se inscrever. O edital do concurso informava que as inscrições estariam abertas a partir das 10h, mas durante toda a manhã, quem entrasse no site via um aviso de que o cadastro ainda não estava disponivel.

Em uma série de tuítes, usuários começaram a relatar que, ao tentarem fazer a inscrição no sistema, o site apresentava a mensagem "inscrições encerradas". A reportagem do UOL, ao tentar fazer o procedimento, se deparou com o mesmo aviso.

"Alguém sabe me dizer por que quando eu vou fazer a inscrição pro Encceja aparece que as inscrições foram encerradas?", disse um usuário da rede social.

 

"Segundou estressada com o site do Encceja", reclamou outro usuário ao se deparar com a mensagem no site. "Só falta eu não conseguir fazer a inscrição do Encceja", externou mais um, preocupado.

Inep contraria edital diz que não tinha previsão de horário

Procurado pela reportagem, o Inep disse por meio de sua assessoria, que "estava acompanhando" as reclamações no Twitter e que resolveu fazer a publicação informando o horário "para o pessoal não ficar tentando fazer [a inscrição] antes".

O Instituto afirmou ainda que "não tinha nenhuma previsão de horário [para a abertura das inscrições] antes". No entanto, o edital do concurso era claro, no artigo 6: "a inscrição do participante deve ser realizada no endereço enccejanacional.inep.gov.br/Encceja, das 10h do dia 11 de janeiro às 23h59 do dia 22 de janeiro de 2021 (horário de Brasília-DF)".

Sobre o Encceja

O Encceja é uma avaliação que visa certificar competências e conhecimentos de jovens e adultos que não terminaram os ensinos fundamental e médio na idade adequada.

As inscrições, que agora começam às 18h de hoje, vão até o fim do dia 22 de janeiro, são gratuitas e podem ser feitas por qualquer pessoa que não tenha concluído os estudos na idade apropriada da etapa de ensino que pretende certificar com o exame.

As inscrições podem ser feitas pelo site do Inep, no endereço do Encceja 2020. No portal, o instituto disponibiliza um passo a passo sobre como se candidatar.

O Encceja ocorrerá dentro de pouco mais de três meses, em 25 de abril, em dois períodos: manhã (das 9h às 13h) e tarde (das 15h30 às 20h30).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.