Segunda, 12 de Abril de 2021
31 99616-7463
Cidades Visita

Cordisburgo recebeu a visita do Secretário de Estado de Turismo e Cultura de Minas Gerais

01/03/2021 16h37
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com cordisnotícias
Cordisburgo recebeu a visita do Secretário de Estado de Turismo e Cultura de Minas Gerais

Na último sexta-feira, 26, Cordisburgo recebeu a visita de uma comitiva da Secretaria de Estado de Turismo e Cultura de Minas Gerais (SECULT).

Estiveram presentes na cidade o Secretário de Estado de Turismo e Cultura - Leônidas de Oliveira, a Chefe de Gabinete - Maristela Rangel, o Assessor de Parcerias - Gustavo Mendicino e a Superintendente de Bibliotecas, Museus, Arquivo Público e Equipamentos Culturais - Milena Pedrosa.

Em reunião ocorrida no auditório da Câmara Municipal, participaram o prefeito José Maurício Gomes, o presidente da Câmara - Ney Geraldo de Freitas, a Secretária Municipal de Turismo, Ecologia, Meio Ambiente e Agricultura - Rachel Barboza Oliveira, o Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer - Antônio Luiz de Souza, o diretor do Museu Casa Guimarães Rosa - Ronaldo Alves Oliveira, a representante do Circuito das Grutas - Adriana Ferreira, a presidente da Associação dos Amigos do Museu Casa Guimarães Rosa - Andreia Ferreira de Figueiredo e o presidente da Academia Cordisburguense de Letras - Raimundo Alves de Jesus.

Continua depois da publicidade

 

Continua depois da publicidade

 

Continua depois da publicidade

Além da reunião, a comitiva visitou o Museu Casa Guimarães Rosa e participou de um almoço na Fazenda Paulista, onde houve um encontro com o trade turístico da prova "Caminhos de Rosa" - André Zumzum, entre outros representantes da área do turismo e da cultura da cidade.

 

Continua depois da publicidade

Também houve tempo para tomar um café na fazenda do empresário Alberto Carlos de Freitas Ramos.

 

Continua depois da publicidade

 

Continua depois da publicidade

Por fim, o secretário e os demais representantes do Governo do Estado visitaram a Gruta do Maquiné, com a presença do Supervisor Geral da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade URFBio Centro Norte - Márcio Marques Queiroz e o Gerente do Monumento Natural Peter Lund - Mário Lúcio de Oliveira.

 

Leônidas Oliveira tem bastante proximidade com a cidade de Cordisburgo, não somente pela área do turismo, mas por também ser um grande admirador da obra de Guimarães Rosa.

 

Esta visita tende a trazer benefícios paras as áreas de turismo e cultura da cidade, visto seu potencial e olhar que o governo do estado começa a ter por Cordisburgo, conforme palavras do próprio secretário: 

 

O destino Grutas de Minas é uma potência devido ao inusitado de sua formação geológica, natureza e proximidade com a capital. Cozinha Mineira, Folias de Reis, Congado e museus fazem de Cordisburgo fortemente atrativa, sobretudo para a experimentação viva da obra de Guimarães Rosa e sua profunda mineiridade.

Ainda segundo o secretário, grande novidades estão por vir e beneficiarão diretamente a cidade.

A população espera que a visita tenha sido bastante construtiva e que Cordisburgo seja bastante beneficiada, fortalecendo as tão importantes áreas de turismo e cultura, que são algumas das bases da economia local.

 

Por Lucas Gustavo
Com imagens de Rachel B. Oliveira e Leônidas de Oliveira / Reprodução

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.