Quinta, 28 de Março de 2024
26°

Chuvas esparsas

Sete Lagoas, MG

Cidades Pandemia

Guarda Municipal atendeu a mais de mil denúncias em pouco mais de dois meses em Sete Lagoas

18/03/2021 às 09h38
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Ascom da Prefeitura de Sete Lagoas
Compartilhe:

Apenas nos primeiros 75 dias de 2021, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Sete Lagoas fiscalizou 1.057 denúncias relacionadas a descumprimentos de decretos municipais relacionados ao controle da pandemia da Covid-19, a maioria delas envolvendo comércios e bares irregulares, além de aglomerações e festas. Com o objetivo de conter o avanço das contaminações, principalmente envolvendo aglomerações e a falta do uso de máscara, a GCM, em parceria com a Vigilância Sanitária do Município e a fiscais do Meio Ambiente, realiza diariamente fiscalização de rotina em vários pontos da cidade.

Segundo a Guarda Lúcia, que já atuou atendendo denúncias pelo 153 e hoje está à frente da fiscalização nas ruas, são mais de 50 ligações por dia, em plantão de 24 horas, sete dias por semana. "É importante, além de filmar e publicar nas redes sociais, que seja feito o registro junto ao 153 para gerarmos relatórios que nos ajudam a orientar e priorizar os trabalhos", afirma.

O comandante da Guarda, Sérgio Andrade, lembra que a atuação da GCM é feita em etapas. "A primeira fase, preventiva, é de conscientização. Orientamos e explicamos. A partir da segunda denúncia, é feita uma notificação. Em caso de reincidência, entram os demais órgãos fiscalizadores para as devidas providências. Se for um comércio, o alvará é suspenso. No caso das aglomerações em espaços particulares, repassamos o caso para a Polícia Militar", explica.

"Algumas vezes a denúncia não procede. A aglomeração pode ter sido momentânea ou depender do tamanho do estabelecimento, que pode suportar mais ou menos pessoas. Já recebemos ligações de aglomeração com três pessoas em um comércio, vizinhos denunciando outros vizinhos por rixa e até um comércio denunciando outro por concorrência. Uma esposa já ligou pedindo para fiscalizarmos um bar porque seu marido estava lá e ela queria que ele voltasse para casa", conta a Guarda Lúcia.

Ela lembra ainda que a equipe da GCM é limitada. "Não tem como estarmos em todos os cantos da cidade ao mesmo tempo. Algumas ocorrências duram mais tempo que outras e o deslocamento pode levar um tempo maior que o esperado. É preciso mais compreensão por parte da população", pede. De fato, a GCM já tinha suas atribuições de zelar pela segurança do cidadão, pelo trânsito e pelo patrimônio público antes da pandemia. "Sete Lagoas tem mais de quatro mil ruas e mais de dez mil estabelecimentos comerciais", completa.

Desde o início da pandemia a GCM vem tendo um papel fundamental no controle da pandemia na cidade. Já no primeiro decreto, em março de 2020, a fiscalização foi constante, inclusive com carros de som orientando a população para que ficasse em casa, sem aglomerações. Com a inclusão de todos os municípios mineiros na onda roxa do Programa Minas Consciente, pelo Governo de Minas, cabe agora à Polícia Militar a fiscalização de atividades em desacordo com as normas sanitárias, sempre contando com o apoio da Guarda Municipal. Confira no gráfico os principais atendimentos realizados pela GCM este ano.

VEJA MAIS FOTOS NA GALERIA ABAIXO!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes