Seguindo uma tradição milenar da Igreja Católica, é recomendado que na Sexta-Feira Santa os católicos se abstenham do consumo de carne vermelha. Para preparar o almoço desse dia, portanto, muitos recorrem ao peixe, sendo o bacalhau mais procurado de todos. Por isso, o Como Fazer desta sexta (2) apresenta uma das receitas mais tradicionais de Portugal, o bacalhau à Gomes de Sá (veja vídeo abaixo), feito com batatas e gratinada no forno.
Quem ensina o prato é o chef português dos restaurantes Caravela e Capitão Leitão, de Belo Horizonte, Cristóvão Laruça. Apesar de ser uma receita simples, existem alguns truques para deixá-la mais saborosa.
Segundo o chef, é preciso que o bacalhau esteja dessalgado. “Pode-se comprá-lo já desfiado ou colocá-lo num recipiente com água na geladeira por 12 horas”, afirma. Laruça dá outra dica: cozinhar as batatas com a pele. “Com isso, o sabor delas fica preservado durante o cozimento, e as batatas não perdem tanto amido”, explica.
Ingredientes do bacalhau à Gomes de Sá:
400 g de bacalhau em lascas dessalgado
200 g de cebola cortada à julienne
300 g de batata-inglesa cozida e picada em meia-lua
25 g de alho laminado
350 g de azeite extravirgem
Dois ovos cozidos
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Azeitonas a gosto
Salsa a gosto
Como fazer o bacalhau:
Refogue a cebola e o alho. Tempere com sal e pimenta. Acrescente a batata e mexa bem. Junte o bacalhau (previamente escaldado) em lascas. Corrija o tempero. Refogue por dois minutos em fogo baixo.
Montagem:
Coloque essa mistura em um refratário e regue com azeite. Leve ao forno por 10 minutos. Acrescente os ovos cozidos e partidos ao meio. Finalize com azeitonas e salsa.
E uma curiosidade desse prato: a receita leva o nome de seu criador, o negociante de bacalhau José Luís Gomes de Sá Júnior, nascido na cidade de Porto, em 1851. Na receita original, ele colocava o peixe para marinar em leite. O prato fez muito sucesso no restaurante O Lisbonense no final do século XIX e é apreciado até hoje.

Despedida FOTOS: Fãs e amigos prestam homenagens a Lô Borges em Santa Tereza, onde nasceu o Clube da Esquina
Trilhas de Minas Belo Horizonte sedia o I Seminário Mineiro de Trilhas
Inédito Em Corinto, maquinista de 103 anos que levou tropas na 2ª Guerra Mundial revela segredo de longevidade: ‘Cerveja e boteco’
Novo milionário Prêmio de R$ 96 milhões da Mega-Sena sai para aposta única; saiba para qual cidade
Universo Chuva de meteoros das Orionídeas pode iluminar o céu de Sete Lagoas — se o clima colaborar
Vida animal Casal constrói santuário para animais feridos às margens do Rio Cipó
Viagem Trem Vitória-Minas: a partir de 2026 terá viagens noturnas e promete facilitar o acesso dos mineiros às praias capixabas
Saúde Campanha arrecada fundos para tratamento de paciente com câncer de esôfago em Sete Lagoas
Fé Fiéis fazem celebrações pelo 44º ano do falecimento da Venerável Benigna Victima de Jesus, inclusive em Sete Lagoas Mín. 18° Máx. 33°


