Sábado, 20 de Abril de 2024
19°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Especiais TRADICIONAL

Bacalhau ao forno com batatas: como fazer receita à Gomes de Sá

Receita portuguesa é simples de ser preparada, garante o chef lusitano Cristóvão Laruça, à frente dos restaurantes Caravela e Capitão Leitão

02/04/2021 às 10h27
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com O Tempo
Compartilhe:

Seguindo uma tradição milenar da Igreja Católica, é recomendado que na Sexta-Feira Santa os católicos se abstenham do consumo de carne vermelha. Para preparar o almoço desse dia, portanto, muitos recorrem ao peixe, sendo o bacalhau mais procurado de todos. Por isso, o Como Fazer desta sexta (2) apresenta uma das receitas mais tradicionais de Portugal, o  bacalhau à Gomes de Sá (veja vídeo abaixo), feito com batatas e gratinada no forno.

Quem ensina o prato é o chef português dos restaurantes Caravela e Capitão Leitão, de Belo Horizonte, Cristóvão Laruça. Apesar de ser uma receita simples, existem alguns truques para deixá-la mais saborosa.

Segundo o chef, é preciso que o bacalhau esteja dessalgado. “Pode-se comprá-lo já desfiado ou colocá-lo num recipiente com água na geladeira por 12 horas”, afirma. Laruça dá outra dica: cozinhar as batatas com a pele. “Com isso, o sabor delas fica preservado durante o cozimento, e as batatas não perdem tanto amido”, explica.

Ingredientes do bacalhau à Gomes de Sá:   

400 g de bacalhau em lascas dessalgado 
200 g de cebola cortada à julienne 
300 g de batata-inglesa cozida e picada em meia-lua    
25 g de alho laminado  
350 g de azeite extravirgem 
Dois ovos cozidos   
Sal a gosto 
Pimenta-do-reino a gosto 
Azeitonas a gosto 
Salsa a gosto 

Como fazer o bacalhau: 

Refogue a cebola e o alho. Tempere com sal e pimenta. Acrescente a batata e mexa bem. Junte o bacalhau (previamente escaldado) em lascas. Corrija o tempero. Refogue por dois minutos em fogo baixo.  

Montagem:  

Coloque essa mistura em um refratário e regue com azeite. Leve ao forno por 10 minutos. Acrescente os ovos cozidos e partidos ao meio. Finalize com azeitonas e salsa.

E uma curiosidade desse prato: a receita leva o nome de seu criador, o negociante de bacalhau José Luís Gomes de Sá Júnior, nascido na cidade de Porto, em 1851. Na receita original, ele colocava o peixe para marinar em leite. O prato fez muito sucesso no restaurante O Lisbonense no final do século XIX e é apreciado até hoje.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 03h06 - Fonte: ClimaTempo
19°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 26°

Dom 27°C 16°C
Seg 27°C 16°C
Ter 27°C 16°C
Qua 28°C 17°C
Qui 28°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes