Quinta, 25 de Abril de 2024
26°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Cidades Caixão

Vereador abre caixão lacrado para mostrar que idoso não morreu de Covid

Abertura do caixão foi gravada e postada nas redes sociais

28/04/2021 às 11h01
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com BHAZ
Compartilhe:

Um vereador de Santa Bárbara do Leste, na região do Rio Doce, em Minas Gerais, abriu o caixão de um idoso, de 92 anos, com o intuito de mostrar que ele não havia morrido de Covid-19. Um vídeo mostra a ação de Wiliam Faria (PT) retirando o lacre e a tampa da urna. O legislador foi afastado do partido, e o caso está sendo investigado pela Polícia Civil e pela Câmara Municipal.

José Vieira do Carmo morreu com SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), conforme constou no prontuário entregue pela equipe médica aos familiares. Pelo fato do idoso também ter apresentado sintomas do novo coronavírus, os protocolos típicos da doença foram seguidos: caixão fechado e sem possibilidade velório.

A família alega que um teste rápido para Covid-19 feito por José deu resultado negativo e, por isso, desejava realizar a despedida para o parente. Antes do idoso ser sepultado, o vereador petista compareceu ao cemitério, após ser chamado pelos parentes do idoso, e desrespeitou os protocolos sanitários de prevenção à doença que já matou mais de 392 mil brasileiros.

“Estamos aqui no cemitério com o corpo lacrado. [O senhor] está sendo enterrado como Covid, mas no laudo em lugar nenhum fala. Sim, síndrome respiratória aguda ‘crona’. A gente vai abrir o caixão para ver o que está aqui dentro”, disse em um dos trechos.

‘Falta de respeito’

O plástico que cobria a urna foi retirado com um facão e, na sequência, a tampa também foi aberta. Toda ação foi realizada pelo vereador que não utilizava luvas ou outro equipamento de proteção. Wiliam estava apenas de máscara. “Não tem nenhuma flor. Falta de respeito com o cidadão. Vamos abrir a tampa. Vê se tem Covid aí”.

O plástico onde o corpo estava não chegou a ser aberto. “Isso aqui é uma falta de respeito com o cidadão. Por que não arrumou este corpo com flores e deu um enterro digno? Por quê? Tem que lacrar, parafusar para ninguém ver. Fica aqui a nossa indignação”, afirmou ao final da gravação.

A cidade de Santa Bárbara do Leste tem 374 casos confirmados de Covid-19 e 21 mortes. Por lá já foram aplicadas 1.404 doses iniciais e 598 doses complementares do imunizante. Os dados são de hoje (27) do boletim do Governo Minas.

Investigação

Um inquérito foi instaurado pela Polícia Civil de Minas Gerais para investigar a conduta do parlamentar do Partido dos Trabalhadores. “A PCMG esclarece que a investigação apura, a princípio, infração de Medida Sanitária Preventiva, prevista no artigo 268 do Código Penal, e Violação de Urna Funerária, artigo 210 do Código Penal”.

O primeiro crime tem pena de detenção, de um mês a um ano, e multa; enquanto o segundo prevê reclusão de um a três anos, e multa.

A Câmara Municipal de Santa Bárbara do Leste também vai apurar o caso. “A Câmara esclarece que a conduta será devidamente investigada por uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito). Tão logo os trabalhos sejam concluídos, daremos esclarecimentos das medidas adotadas em razão deste lamentável evento”, afirmou Altair Nunes, presidente da Casa Legislativa.

O vereador Wiliam gravou um vídeo comentando o anúncio feito pelo colega parlamentar e lamentou a criação da CPI. Ele afirmou que compareceu ao cemitério após se chamado pelos familiares de José e que “faria tudo de novo”. “Se eu perder, perco trabalhando, do lado do povo”.

“Já foi falado na imprensa que a Polícia Civil vai investigar o caso. E é para investigar mesmo e apurar os fatos. Isso aí, senhor presidente, não foi aberto não, foi um caixão não. Foi aberta uma máscara, uma cortina negra, que está aterrorizando e enfiando a mão no bolso do povo, senhor presidente. Essa é a verdade”, disse na gravação.

Afastamento

A Executiva do Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais emitiu uma nota na manhã de hoje informando que William Faria está afastado da legenda. O partido destacou que o lacre não poderia ter sido violado, pois é uma “determinação sanitária” quando há suspeita de morte por Covid.

“Num dos momentos mais delicados vividos por toda a população mineira e brasileira em função da pandemia do novo coronavírus, a atitude do vereador representa uma ação violenta e desnecessária, além de ser uma grave ameaça à segurança sanitária”, diz um dos trechos da nota que pode ser lida na íntegra abaixo.

Na continuação da nota é destacado que ele pode até ser expulso do partido, pois vai responder no Conselho de Ética do PT-MG.

Nota da PCMG na íntegra

“A Polícia Civil de Minas Gerais instaurou Inquérito Policial e investiga a conduta do vereador, em Santa Bárbara do Leste. A PCMG esclarece que a investigação apura, a princípio, infração de Medida Sanitária Preventiva, prevista no artigo 268 do Código Penal, e Violação de Urna Funerária, artigo 210 do Código Penal”.

Nota do PT-MG na íntegra

“A direção executiva do PT de Minas Gerais decidiu afastar imediatamente o vereador William Faria, de Santa Bárbara do Leste, em razão do lamentável fato ocorrido no último domingo (24/5), quando o parlamentar violou um caixão lacrado durante o funeral de um homem que faleceu com suspeita de covid-19. O procedimento de lacre é uma determinação sanitária do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde.

Num dos momentos mais delicados vividos por toda a população mineira e brasileira em função da pandemia do novo coronavírus, a atitude do vereador representa uma ação violenta e desnecessária, além de ser uma grave ameaça à segurança sanitária.

Após o afastamento, o vereador responderá no Conselho de Ética do PT-MG, como determina o estatuto partidário, em um processo que poderá culminar com a sua expulsão.

Belo Horizonte, 27 de abril de 2021

Executiva do Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais”

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 19h07 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 28°

Sex 28°C 17°C
Sáb 28°C 16°C
Dom 29°C 17°C
Seg 30°C 18°C
Ter 29°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes