Sábado, 27 de Abril de 2024
23°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Cidades Denúncia

Descaso: Ambulância deixa idoso ao relento durante madrugada em Cordisburgo para atendimento no dia seguinte em Sete Lagoas

José Vicentino ficou a noite toda acordado debaixo de chuva em frente o hospital do município

01/05/2021 às 11h54
Por: Redação Fonte: Mega Cidade
Compartilhe:

Um caso de um paciente idoso de 62 anos (José Vicentino) deixado à noite ao relento, em frente ao Hospital de Cordisburgo, para uma consulta na manhã seguinte em Sete Lagoas, revoltou internautas e a população local.

Segundo o denunciante Vaney, a saída para a consulta na Cismisel em Sete Lagoas, seria às 6 horas de terça-feira (27). Contudo, a ambulância da Prefeitura buscou o paciente em sua casa no povoado de Maquinezinho à meia noite e o deixou em frente ao Hospital de Cordisburgo, no tempo, passando frio e até pegando chuva durante a madrugada. “Não é a primeira vez que está havendo reclamação de saúde. A população está revoltada!”, exclama Vaney.

No Facebook, um internauta (Felipe Oliveira) postou o seguinte: “É desumano, palhaçada que aconteceu. Vereadores vão deixar isso acontecer até quando? E a população vai fica calada até quando”, questiona.

O Site Mega Cidade entrou em contato com a Prefeitura de Cordisburgo para saber se a Secretaria de Saúde teve conhecimento disso, por que aconteceu e qual a posição diante do caso.

Resposta da Prefeitura

Recebemos com surpresa a denúncia realizada sobre um paciente de 62 anos que teria sido deixado ao relento, passando frio e chuva enquanto esperava o transporte para consulta médica na cidade de Sete Lagoas.

Em todos estes anos temos transportado milhares de pacientes anualmente, para estabelecimentos de saúde nas cidades da região, buscando atender da melhor forma a população cordisburguense, sobretudo os da zona rural.

Fato é que nossa zona rural possui extensões gigantescas e não conseguimos buscar todos em suas casas em horários específicos, ainda mais que na data citada possuíamos vários usuários do serviço de saúde que seriam transportados no início da manhã para as cidades de Sete Lagoas e Belo Horizonte, sendo que buscamos os referidos pacientes em várias localidades na madrugada anterior a fim de possibilitar que estes não perdessem o transporte. Mesmo que esta ação não seja obrigação da administração, fazemos questão de fazê-la.

Quanto ao horário, o paciente foi informado antecipadamente, tendo concordado com o cronograma apresentado pela Secretaria de Saúde. Ainda, um vereador da cidade (A. J. N.) ofereceu por buscá-lo em sua residência por meios próprios, e posteriormente por aguardar em sua casa o decurso de tempo para o seu transporte até o destino de sua consulta, sendo ambos recusados pelo acompanhante do paciente.

Todos os pacientes foram transportados até o Centro Municipal de Saúde, local este que dispõe de sala de espera coberta, com cadeiras, iluminação, banheiros, bebedouro, álcool em gel e até mesmo televisor, onde estes poderiam aguardar o horário do transporte.

Entretanto, alheio a nossa vontade, o referido paciente, junto a seu acompanhante não permaneceram no local, sendo que nos vídeos divulgados nas redes sociais estes se encontravam há mais de 200 metros do Centro de Saúde.

Desta forma, o paciente e seu acompanhante optaram por não permanecerem em nossas dependências, se direcionando a uma praça pública, não estando em nosso controle esta decisão.

Ressaltamos ainda que este é um fato isolado, visto que os demais pacientes transportados na mesma data não passaram pelo mesmo problema, permanecendo no local disponibilizado pela administração.

Nossa visão é de que houve uma ação de irresponsabilidade por parte do acompanhante do paciente devido aos acontecimentos narrados.

A administração municipal já está tomando as medidas cabíveis e irá realizar o registro de ocorrência policial sobre os fatos.

A Secretaria Municipal de Saúde Cordisburgo preza pela qualidade de vida da população, fazendo o possível para prestar um serviço que atenda dos cordisburguenses.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 22h06 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 28°

Dom 29°C 16°C
Seg 29°C 17°C
Ter 28°C 17°C
Qua 29°C 15°C
Qui °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes