Um novo sistema adotado pela Polícia Civil de Minas Gerais permite que os motoristas do estado recebam as notificações de infrações de trânsito e garantam um desconto de 40% até a data de vencimento da multa, caso reconheçam a infração e abram mão de realizar a defesa ou o recurso. O Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) é uma das novidades do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Para aderir ao SNE, é necessário baixar ou atualizar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Com a novidade, o cidadão cadastrado poderá receber, diretamente no celular, as notificações de infrações emitidas pelo Detran-MG (Departamento de Trânsito de Minas Gerais) a partir de 12 de abril.
Para o delegado Eurico da Cunha Neto, diretor do Detran-MG, o SNE é uma vantagem para o cidadão, que recebe com mais rapidez as notificações de autuação e pode optar por quitar a multa com desconto. O sistema também é vantajoso para o estado, que diminui os custos com papel e postagem. Os proprietários de veículos que não aderirem ao SNE continuam tendo direito de pagar a multa com 20% de desconto até o vencimento.
O SNE está disponível no aplicativo CDT, o mesmo utilizado para as versões digitais da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado do Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). O aplicativo está disponível na Google Play e na App Store.
Confira o passo a passo para acessar:
Em até 45 dias, o proprietário deixará de receber as notificações de autuação em papel, via postal, e passará a ser informado eletronicamente. Com o sistema ativo, o cidadão poderá pagar as multas por 60% de seu valor, se abdicar da defesa e do recurso.
Da PCMG
Mín. 13° Máx. 26°