Minas Gerais vai reabrir nesta segunda-feira (5) mais 543 escolas estaduais para o ensino presencial. As instituições ficam em 132 cidades que estão na Onda Vermelha do Minas Consciente, mas que as prefeituras locais liberaram o retorno dos estudantes.
Na semana passada, o Estado, por meio do Comitê Extraordinário Covid-19, autorizou a retomada nos municípios que estão na fase mais restritiva da pandemia. Anteriormente, estavam permitidas apenas as escolas localizadas nas Ondas Amarela e Verde.
"No caso em que, mesmo na onda vermelha, a cidade esteja classificada como Cenário Epidemiológico e Assistencial Desfavorável, a volta não ocorrerá. Atualmente, apenas a macrorregião Leste do Sul se enquadra nesta indicação do Minas Consciente", explicou a Secretaria Estadual de Educação (SEE).
Clique aqui e confira a lista de todas as escolas reabertas
Com a mudança de critério, o Estado chegará a 1.123 instituições liberadas para receber os estudantes nesta nova etapa da retomada. De acordo com o governo, a reabertura só foi possível graças à melhoria dos índices epidemiológicos e do acompanhamento das primeiras unidades de ensino que reabriram e não foram registrados casos de contaminação.
"Nesses locais, fica autorizado o retorno das atividades nos anos iniciais do ensino fundamental – 1º ao 5º ano", detalhou a secretaria. Ainda conforme a SEE, nas 543 escolas que serão reabertas, apenas os professores vão retornar nesta segunda-feira. Os alunos voltam no dia 12 de julho.
"Nos locais em que a retomada dos anos iniciais do ensino fundamental já ocorreu, pois já estavam nas ondas amarela ou verde, começam a ser recebidos, em 5/7, também os professores do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Já os alunos desses anos de escolaridade chegam em 12/7. Os anos iniciais que já fizeram a retomada seguem com a mesma dinâmica que vinha sendo adotada. Nesta situação estão 157 escolas, em 27 municípios", informou a pasta.
Flexibilização
Outro cenário é dos municípios que estavam em Onda Vermelha, antes desta alteração, e que, portanto, ainda não fizeram a retomada, mas que agora evoluíram para as Ondas Amarela ou Verde. O total de 423 escolas de 107 municípios estão nessa situação.
Nesses casos, as unidades de ensino ficam autorizadas a começar o acolhimento dos anos iniciais e do 9º ano do ensino fundamental, e também do 3º ano do ensino médio. "Sempre começando com o recebimento dos professores e, na semana seguinte, a partir de 12 de julho, dos alunos", frisou a SES.
Em Minas, o retorno está sendo híbrido e facultativo. Os pais têm autonomia para decidir se mandam ou não os filhos para as escolas. O ensino remoto continuará sendo oferecido.

Premiação Cientista brasileiro entra para a lista dos mais influentes do mundo por método que combate dengue
Graduação Mais 700 alunos se formam no Programa de Inclusão Digital da PBH
Ensino superior UFSJ terá novo curso em Sete Lagoas Mín. 18° Máx. 26°


