O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável.
Para tanto, o governo federal lhe conferiu atribuições normativas, deliberativas e consultivas. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Agricultura, Comércio, Industria e Turismo e Paraopeba, Márcio Tulio de Moura, foi um passo importante para Paraopeba ter representatividade em todo o Estado de Minas Gerais e no Brasil, pois de Minas são apenas três representantes dos municípios, Belo Horizonte, Paracatu e Paraopeba.
O processo eleitoral tem como objetivo eleger os 62 membros que comporão o Plenário do CBHSF, de acordo com as representações dos seguintes segmentos e categorias:
I – 5 (Cinco) representantes da União, sendo um de cada ministério: Meio Ambiente, Desenvolvimento Regional, Economia, Minas e Energia e da Fundação Nacional do Índio;
II – 6 (Seis) representantes dos estados que compõem a bacia: Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e o Distrito Federal;
III – 8 (Oito) representantes dos municípios, situados na bacia, sendo 3 (três) de Minas Gerais, 2 (dois) da Bahia, 1 (um) de Pernambuco, 1 (um) de Alagoas e 1 (um) de Sergipe;
IV – 24 representantes usuários de recursos hídricos de diversas áreas de atuação;
V- 16 representantes de entidades civis de recursos hídricos com atuação comprovada na bacia;
VI – Povos indígenas residentes na bacia.
Deliberado pelo prefeito Juca Bahia o secretario começou a articulação nos municípios da região para que Paraopeba fosse escolhida como um dos três representantes de Minas Gerais. Foi uma disputa muito acirrada com municípios de grande porte querendo a vaga no Comitê.
Por fim, Paraopeba, Belo Horizonte e Paracatu irão representar Minas Gerais nas decisões importantes para nosso Estado e Pais.
Mín. 17° Máx. 24°