Escolas estaduais de Minas estão com vagas abertas para a EJA (Educação de Jovens e Adultos), e as inscrições podem ser feitas até o dia 3 de agosto. Ao todo, 1.488 instituições públicas de ensino disponibilizam a modalidade. A EJA é voltada para jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos no tempo certo e pretendem voltar a estudar.
Os interessados devem entrar em contato com uma das unidades de ensino que oferecem a modalidade. Para concluir os anos finais do ensino fundamental, o estudante deve ter 15 anos completos até a data do início das aulas. Já para o ensino médio, 18 anos. As aulas começarão no dia 3/8.
Ademais, os conteúdos serão ministrados, inicialmente, on-line. Essa modalidade faz parte do Regime de Estudo não Presencial, implementado pela SEE/MG (Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais) durante a pandemia de Covid-19.
Para conferir a lista de escolas que oferecem a EJA, clique aqui. O contato das escolas da rede estadual de ensino pode ser acessado aqui. Na Educação de Jovens e Adultos, o estudante conclui o ensino fundamental em dois anos e o ensino médio em um ano e meio.
A SEE/MG tem trabalhado, desde 2020, para reformular a EJA de modo com que a modalidade de ensino seja mais focada nas realidades dos estudantes. O conjunto de ações voltadas para o aperfeiçoamento da proposta é chamado de EJA Novos Rumos. Dentre as ações realizadas por essa nova proposta, está a formação dos professores, por exemplo.
Uma outra ação para o fortalecimento da modalidade é que os estudantes da EJA Novos Rumos possuem prioridade na participação em cursos de FIC (Formação Inicial e Continuada). A partir do segundo semestre deste ano, tais cursos serão disponibilizados pela SEE/MG. O objetivo dos cursos é capacitar, aperfeiçoar e atualizar o estudante que deseja entrar ou retornar ao mundo do trabalho de maneira rápida e eficiente.
Com Agência Minas

Premiação Cientista brasileiro entra para a lista dos mais influentes do mundo por método que combate dengue
Graduação Mais 700 alunos se formam no Programa de Inclusão Digital da PBH
Ensino superior UFSJ terá novo curso em Sete Lagoas Mín. 18° Máx. 26°


