Ao aplicarmos os salmos para os nossos dias podemos dizer que: os filhos devem ir mais longe que os pais... o sucesso de uma flecha está na habilidade do flecheiro, ou seja, mesmo indo mais longe, o modelo é o próprio pai. Infelizmente em nome da conquista e “melhoria de vida” - se assim podemos dizer, a omissão do pai é um fator que gera crises na família. Muito mais que se preocupar em dar presentes, é ser presente.
“Filho não se perde na Rua, filho se perde em casa. Antes do filho se perder no mundo, ele se perdeu primeiro dentro de casa. ” (Pr Josué Gonçalves)
A negligencia paterna é uma triste realidade, atribuída ao convívio familiar. Quando um objeto doméstico estraga ou quebra, é fácil de substituir. Mas filhos (as) não podem ser comprados e retirados da vitrine de uma loja. Com isso quero dizer que a vida é única e não há lugar para negligencia, porque as vezes um erro pode ser tarde demais.
“Nos lares da pós–modernidade, a organização familiar tem sido abalada com as mudanças ocorridas no mundo. Muitas questões levam a crise nas relações e sobrou pouco tempo para o desempenho das funções familiares. A estrutura da família fragilizou-se e os relacionamentos são superficiais: formado por um cenário de conflitos e dor intensa. ” (Dra. Ilma L. G. Cunha)
Na minha profissão (Policial Militar) ao atender as ocorrências, muita das vezes intermediava as brigas de casais, pais e filhos, gerado por um desequilíbrio que tinha como causa paradigmas sociais, a irresponsabilidade daqueles que deixaram, no âmbito familiar, de exceder os devidos papeis, a falta de amor. Com certeza é necessário fazer um verdadeiro “malabarismo” diante das cobranças sociais; mas as bases/valores cristãos e familiares precisam constantemente ser reforçadas para poder suportar.
“Não seja amigo de seu filho, seja pai. Amigo deixa de comer para dar para o filho? Levanta todo dia para levar para a escola? Amigo dá a vida...? NÃO! Quem faz isso é o pai, porque o pai ama muito mais do que os amigos. ” (Paulo Vieira)
Os filhos precisam ter responsabilidades dentro de casa e respeitar os pais independentemente da idade que tenha. O precursor do Amor é o Respeito e não o contrário. Quem ama, respeita.
Comemoramos no calendário dessa semana o dia dos pais. Porem ser pai vai além de um poema, de uma frase ou de um pequeno texto como este. Ser pai perpassa a história da humanidade, é ensinar, dar exemplo, respeitar e ser respeitado, ser presente, instruir, amar, cuidar, zelar, proteger, corrigir, chamar a atenção; ser pai é ir além de suas próprias forças é um legado.
Não é fácil ser pai, também não é impossível ser. Precisamos ser orientados para orientar nossos filhos e filhas, sobretudo a nossa orientação precisa vir de Deus e de Sua Palavra, assim exerceremos a maior missão... Ser Pai.
Pastor Francislei Mercês
Pr da Igreja Batista SHALOM
Siga-nos pelo Instagram: @francisleimerces / @batista_shalom

Despedida FOTOS: Fãs e amigos prestam homenagens a Lô Borges em Santa Tereza, onde nasceu o Clube da Esquina
Trilhas de Minas Belo Horizonte sedia o I Seminário Mineiro de Trilhas
Inédito Em Corinto, maquinista de 103 anos que levou tropas na 2ª Guerra Mundial revela segredo de longevidade: ‘Cerveja e boteco’
Novo milionário Prêmio de R$ 96 milhões da Mega-Sena sai para aposta única; saiba para qual cidade
Universo Chuva de meteoros das Orionídeas pode iluminar o céu de Sete Lagoas — se o clima colaborar
Vida animal Casal constrói santuário para animais feridos às margens do Rio Cipó
Viagem Trem Vitória-Minas: a partir de 2026 terá viagens noturnas e promete facilitar o acesso dos mineiros às praias capixabas
Saúde Campanha arrecada fundos para tratamento de paciente com câncer de esôfago em Sete Lagoas
Fé Fiéis fazem celebrações pelo 44º ano do falecimento da Venerável Benigna Victima de Jesus, inclusive em Sete Lagoas Mín. 18° Máx. 33°


