Domingo, 24 de Outubro de 2021
31 99616-7463
Saúde Prevenção

"Outubro Rosa" terá mutirão de exames e caminhada em Sete Lagoas

08/10/2021 17h19 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Ascom da Prefeitura de Sete Lagoas

O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama - o laço cor-de-rosa - foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.

O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.

Em Sete Lagoas a data é comemorada nesta semana e teve início na noite desta quinta-feira, 7, com uma live transmitida pelo Youtube da Prefeitura com a participação do secretário municipal de Saúde e médico ginecologista, Dr. Flávio Pimenta; do coordenador de Gestão da Saúde, Alber Alípio; do coordenador da Atenção Primária, Higino Lopes; da coordenadora das Redes Assistenciais, Fernanda Duarte; e da coordenadora do Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), Karla Guimarães.

Continua depois da publicidade

Programação
Em comemoração à campanha do Outubro Rosa, a Prefeitura de Sete Lagoas planejou algumas ações em parceria com a Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde. Além da live transmitida nesta quinta-feira, nos dias 13, 14 e 15 serão realizados mutirões de coleta de citologia, solicitação e agendamento de mamografias, além de atividades educativas realizadas pelas equipes.

Ainda na quinta-feira, 14 de outubro, será realizada uma caminhada com concentração às 17h30, atrás do palco da Lagoa do Boa Vista. Na chegada, um aulão de zumba será realizado em parceria com a Secretaria Adjunta de Esportes e Lazer. Simbolizando o Outubro Rosa, os participantes deverão estar de camisa rosa.

Para mais informações, procure a unidade de saúde mais próxima. Assista à live em https://www.youtube.com/watch?v=e79Vr2MH0BM

Continua depois da publicidade

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.