Sexta, 03 de Dezembro de 2021
31 99616-7463
Educação Aulas

Ano letivo das escolas da rede estadual terá início em 7 de fevereiro

O Calendário Escolar do ano que vem traz ainda a programação de todas as atividades pedagógicas, como dias letivos, organização dos bimestres e reuniões de pais, entre outras

24/11/2021 11h40
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com O Tempo
O ano letivo de 2022 começará em 7 de fevereiro Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG
O ano letivo de 2022 começará em 7 de fevereiro Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG

Foi publicado nesta quinta-feira (18), pelo Governo de Minas, o Calendário Escolar da rede estadual de ensino para o ano de 2022, com previsão de início do ano letivo para o dia 7 de fevereiro. O documento traz ainda a programação de todas as atividades pedagógicas a serem realizadas pelas unidades de ensino, como dias letivos, organização dos bimestres, períodos de conselho de classe, reuniões de pais e datas comemorativas.

Enquanto o retorno dos estudantes acontecerá no dia 7, o ano escolar, quando os profissionais das escolas iniciam o planejamento, reuniões e formação continuada, começa ainda no dia 1º de fevereiro.

Com a publicação do Calendário, as escolas estaduais devem agora organizar suas atividades administrativas e pedagógicas, visando o bom funcionamento do ano de 2022.

Continua depois da publicidade

"O calendário escolar deve ser organizado de forma a garantir o mínimo de 200 dias letivos e a carga horária anual prevista para os diferentes níveis e modalidades de ensino", complementa o Governo de Minas.

A resolução publicada nesta quinta prevê, ainda, a quantidade de dias escolares entre o encerramentio do semestre o recesso, medida que permite a organização do encerramento das turmas semestrais de Educação de Jovens e Adultos (EJA), dos cursos técnicos e normal de nível médio, além de preparar o início do próximo semestre letivo.

Cooperação

Ainda de acordo com o Estado, o Calendário Escolar para 2022 foi construído e discutido em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime), como explica o subsecretário de Articulação Educacional da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), Igor de Alvarenga.

Continua depois da publicidade

“A Undime se reuniu com a equipe da SEE/MG para discutir um modelo de calendário, com início do ano letivo, dias escolares, recesso de julho e encerramento do ano iguais. Compatibilizamos a proposta entre as redes e a Undime irá apresentá-la aos secretários municipais. A ideia é que as cidades façam a adesão ao calendário proposto e construam os seus de maneira compatível com o nosso, iniciando e terminando na mesma data, para poder favorecer a organização do transporte escolar de estudantes e coincidir o período de recesso dos professores que atuam nas duas redes”, detalha.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.