Sexta, 29 de Março de 2024
22°

Chuvas esparsas

Sete Lagoas, MG

Educação Enem

Como calcular a nota do Enem 2021? Professora explica

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021) terá sequência no próximo domingo (28), nas versões impressa e digital

24/11/2021 às 11h55
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com O Tempo
Compartilhe:

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021) terá sequência no próximo domingo (28), nas versões impressa e digital. Os candidatos terão cinco horas para solucionar questões relacionadas à ciências da natureza e matemática e suas tecnologias.

A prova é considerado a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil e com sua nota é possível garantir uma vaga em universidades públicas e particulares de todo o país. Além disso, existem universidades fora do país que aceitam o resultado obtido no exame nos processos de admissão.

Por isso, saber calcular a nota do Enem é importante para pensar nas possibilidades de entrada em universidades.  O cálculo da nota do ENEM 2021 pode ser feito através do resultado da Média Geral ou da Teoria da Resposta ao Item – conhecida como método TRI.

De acordo com a professora de matemática do Colégio Chromos, Vitória Willani, a média geral das notas da obtidas por área, incluindo a nota da redação do Enem.

 “A média geral é feita através da soma nota do candidato em linguagens, ciências humanas, redação, ciências da natureza e matemática e dividindo essa nota por 5”, ilustra.  

Já o método TRI leva em consideração não somente quantas questões que o candidato acertou, mas a coerência desses acertos.

“A prova é montada em blocos de habilidades, e em cada bloco desse há questões fáceis, médias e difíceis. Assim sendo um aluno que acerta as questões fáceis e média mas erra as difíceis terá uma nota maior que o aluno que acertas as questões médias e difíceis mas erras as fáceis. Isso ocorre pois a TRI entenderá que esse segundo aluno chutou as questões, pois é incoerente que alguém domine a parte mais complexa de uma teoria sem saber o básico dessa teoria. Assim sendo o único modo desse candidato ter acertado essas questões é chutando”, esclarece Willani.

A professora de matemática do colégio Chromos também explica que esse aspecto do TRI é conhecido por ser ‘antichute’ e reforça sobre a importância da concentração na realização do exame.  “Os candidatos devem se concentrar em fazer as questões que estão em seu nível de habilidade e não as questões mais difíceis da prova”, finaliza.

O gabarito oficial do ENEM 2021 deve ser divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em até três dias úteis após o segundo dia de provas. O gabarito será divulgado no site do Enem e pelo aplicativo do Enem.

Este ano, a parceria entre O TEMPO e Chromos - Colégio e Pré traz tudo o que você precisa saber sobre Enem 2021. Além da divulgação do gabarito extraoficial do Exame Nacional do Ensino Médio, os professores da instituição irão comentar todas as questões do teste em uma live que você pode conferir abaixo.

As notas finais do Enem 2021, juntamente com as notas da redação, serão divulgadas na página do participante, provavelmente em março de 2022.

Inscreva-se e receba um aviso no celular assim que o gabarito estiver disponível.

Serviço

Site – chromos.com.br/enem

Facebook - facebook.com/ChromosOficial

Instagram - @chromos_oficial

Twitter - @RedeChromos

Youtube - /RedeChromos

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO GABARITO CHROMOS ENEM

 22 a 27 de novembro: matérias com análise das áreas e principais questões da prova.

• 28 de novembro: publicação, a partir das 18h00, das respostas do 2º dia de prova com todas as questões em vídeo. A partir das 20h00, Live com os professores do Chromos, repercutindo o 2º dia de provas.

• 29 de novembro: confira o gabarito completo com todas as questões comentadas do 1º e do 2º dia de provas.

• 01 de dezembro: previsão de divulgação do gabarito oficial do ENEM 2021 pelo Inep.

AULÃO FINAL FOI REALIZADO NESSA SEGUNDA-FEIRA

Na última segunda-feira (15), o Aulão Final, do Chromos Colégio e Pré, foi realizado na sede do Grande Teatro do Palácio das Artes. Foram oito professores especialistas no exame, divididos em quatro duplas que representam as áreas de conhecimento da prova, que apresentaram aulas expositivas e interativas. O conteúdo está disponível em transmissão no Portal do Aluno, plataforma própria do Chromos Colégio e Pré.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes