Não é apenas na matemática que estudantes de Sete Lagoas se destacam: duas alunas da Escola Estadual Bernardo Valadares de Vasconcellos foram premiadas com medalha de ouro e prata na 5ª Olimpíada Internacional de Física e Cultura (IPhCO).
Carolina de Souza Silva (ouro) e Vitorya Alves de Souza (prata) tem 18 anos e são alunas do 3º ano do Ensino Médio. A competição, promovida pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) foge do tradicional: os participantes recebem em vez de questões e dados, pistas e charadas para desvendar os problemas que se passam em diversos locais do mundo, sem pressão de tempo e com a possibilidade de participar de maneira remota, via internet.
A IPhCO é feita por etapas: a cada semana, os participantes devem elucidar cada problema, todos os dias. Neste ano, a competição foi realizada durante os dias 15 de setembro a 2 de outubro. A temática das questões são voltadas para o conteúdo de física aplicado no ensino médio, com complexidade entre nível fácil a médio.
Auxiliadas pela professora Sara Ferreira, Carolina de Souza Silva teve pontuação 8,70, atingindo o ouro; e Vitorya Alves da Silva 7,60, conquistando a prata - as questões e desafios propostos pela IPhCO somados chegariam a 12 pontos. As alunas e a professora receberam o certificado de participação do evento.
Premiação Cientista brasileiro entra para a lista dos mais influentes do mundo por método que combate dengue
Graduação Mais 700 alunos se formam no Programa de Inclusão Digital da PBH
Ensino superior UFSJ terá novo curso em Sete Lagoas Mín. 18° Máx. 26°


