Sábado, 20 de Abril de 2024
19°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Especiais Início da Quaresma

Qual o significado da quarta-feira de cinzas?

02/03/2022 às 11h15
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Hoje em Dia
Compartilhe:

“Quarta-feira de cinzas'' é uma expressão comum no Brasil. O dia que marca o fim das festividades do Carnaval tem uma tradição antiga e relacionada ao cristianismo. 

Além do clima triste de fim de festa cantado de Vinícius de Moraes aos Unidos de Vila Isabel, a quarta que encerra o Carnaval significa, para os cristãos, o início da Quaresma, período de 40 dias de preparação para o domingo de Páscoa.

Durante a Quaresma, é comum se observar períodos de jejum, orações, obras de caridade e de penitências individuais. O período relembra o tempo em que Jesus Cristo passou pelo deserto, segundo tradição bíblica.

As “cinzas” no nome da data diz respeito à tradição católica da imposição de cinzas, que diz respeito à fugacidade da vida humana na Terra. O ritual tem origens que remontam aos primórdios da Igreja Católica e se consolidou como uma tradição comum na Idade Média.

Nas missas católicas durante a quarta-feira, os fieis recebem a imposição de cinzas sobre a cabeça. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 00h16 - Fonte: ClimaTempo
19°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 26°

Dom 27°C 16°C
Seg 27°C 16°C
Ter 27°C 16°C
Qua 28°C 17°C
Qui 28°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes