Está sendo lançado em Fortuna de Minas, o “Projeto Educação é Um Direito: Rumo a Universidade Pública, Educação Gratuita e de Qualidade Para Todos”.
Trata-se de um projeto que busca preparar os jovens do município para encarar os desafios do ENEM, oferecendo suporte tecnológico, psicológico e pedagógico para que participem dos processos seletivos das universidades públicas de todo país.
Os participantes do projeto contarão com acompanhamento pedagógico, psicológico e utilizarão o “Cantinho do Estudante”, um espaço organizado dentro da Biblioteca Pública Tereza Nicomedes que conta com acesso a computadores conectados à internet, onde poderão assistir videoaulas, fazer simulados e utilizar variadas apostilas, livros e diversos materiais de apoio, todos voltados para a preparação do ENEM.
Dentro do projeto, os alunos serão acompanhados ao longo da preparação para as provas, na inscrição do ENEM e no processo de inscrição do Sistema de Seleção Unificada (SISU) do Ministério da Educação, onde os candidatos com melhor classificação são selecionados, de acordo com suas notas no exame.
Carro-chefe da administração municipal de Fortuna de Minas
O referido projeto que é o carro-chefe da gestão 2021/2022 é embasado na lei 12711/2012, mais conhecida como Lei de Cotas, que prevê a reserva de 50 % das vagas das universidades públicas para estudantes oriundos da escola pública.
Estruturado e coordenado pela subsecretária de Cultura, Gizele Machado, o “Projeto Educação é Um Direito: Rumo a Universidade Pública, Educação Gratuita e de Qualidade Para Todos” é desenvolvido em parceria com as Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação.
Filha de Fortuna de Minas, Gizele Machado é pedagoga formada na UFMG e mestranda em Comunicação Social na mesma Universidade. Para ela, a Educação é um importante elemento de transformação social.
O vice-prefeito e secretário de Educação, Orisvan Silva Abreu, também reforça a qualidade e importância do projeto e lembra as dificuldades que ele e o prefeito Cláudio de Nicote atravessaram para estudar. “Fico muito feliz em ver que os jovens de hoje não enfrentarão tantas dificuldades e reafirmo a importância das politicas públicas que viabilizam o acesso e permanência de filhos do povo nas universidades", completa.
Também o prefeito Cláudio de Nicote reafirma o compromisso da sua gestão com a Educação e afirma que não vai poupar esforços para que o projeto tenha sucesso, a fim de que os jovens de Fortuna de Minas possam ir para Universidade.
Disse ainda que enxerga que o município está plantando uma semente muito importante agora, já que os jovens terão através da Universidade, a oportunidade de mudar suas vidas e contribuir ativamente no progresso da cidade.
“Acredito neste caminho para que os jovens daqui possam acessar a Educação de alto nível e que muitos deles possam voltar para Fortuna com a bagagem adquirida na Universidade, ajudando a construir na cidade, um caminho de progresso e prosperidade", manifesta.
Cláudio Garcia finaliza dizendo que é fundamental assumir coletivamente o compromisso de lutar para que a Educação seja de fato um direito e para que os filhos do povo possam usufruir daquilo que é bancado com o dinheiro do povo.
“Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”. (Paulo Freire)
VEJA MAIS FOTOS NA GALERIA ABAIXO!















Premiação Cientista brasileiro entra para a lista dos mais influentes do mundo por método que combate dengue
Graduação Mais 700 alunos se formam no Programa de Inclusão Digital da PBH
Ensino superior UFSJ terá novo curso em Sete Lagoas Mín. 18° Máx. 26°


