Domingo, 26 de Junho de 2022
16°

Poucas nuvens

Sete Lagoas - MG

Educação Manifestação

Servidores da educação em Minas anunciam ato e greve geral nesta sexta

Categoria reivindica cumprimento do piso salarial aprovado na Assembleia; e critica programas que "municipalizam" o ensino fundamental e "privatizam" gestão no ensino médio

05/05/2022 às 17h14
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Itatiaia
Compartilhe:

Servidores da rede estadual de educação de Minas Gerais farão uma paralisação em defesa do cumprimento do piso salarial para a categoria na Cidade Administrativa, na manhã desta sexta-feira (6). A atividade foi convocada pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), que cita "paralisação total das atividades" na data.

Segundo a direção do sindicato, a categoria vai cobrar do executivo de Minas o cumprimento da política do Piso Salarial Profissional Nacional e a aplicação do reajuste referente a 2022, aprovado pela Assembleia Legislativa. A entidade ressalta que o governo entrou com Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir reajuste de 33,24% aos profissionais.

O Sind-UTE afirma ainda que "o governo Zema também implementa projetos que precarizam a educação pública". A manifestação "também se dedica à luta contra os projetos 'Mãos Dadas' e 'Somar' do governo, que municipaliza os anos iniciais do ensino fundamental e privatiza a gestão das escolas estaduais de ensino médio", completou o comunicado.

Denúncias da entidade apontam que o aumento no número de matrículas na rede municipal levou a um deficit financeiro às prefeituras, além do fato de haver um desemprego estrutural na categoria. 

Continua depois da publicidade
 
 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Sind-UTE/MG (@sindutemg)

Em nota, o governo de Minas afirmou que "vai acompanhar a adesão ao movimento nas escolas estaduais", e mantém diálogo com a categoria. "Com o intuito de preservar e respeitar os direitos dos estudantes e visando alinhar e planejar os procedimentos, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) encaminhou às escolas estaduais orientações com as diretrizes sobre a reposição dos dias letivos e da carga horária, referentes às unidades escolares em que isso se faz necessário", completou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas - MG Atualizado às 08h23 - Fonte: ClimaTempo
16°
Poucas nuvens

Mín. 12° Máx. 26°

Seg 25°C 11°C
Ter 26°C 10°C
Qua 27°C 11°C
Qui 28°C 13°C
Sex 24°C 11°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio