Sexta, 26 de Abril de 2024
28°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Educação Ciência

Prefeitura e Fumep trabalham para implantar projeto Futuros Cientistas da UFMG em Sete Lagoas

Sete Lagoas vai ganhar mais um projeto educacional da UFMG por meio de parceria entre a Prefeitura e diversas entidades

07/06/2022 às 10h47
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com a Ascom da Prefeitura de Sete Lagoas
Compartilhe:
Prefeitura e Fumep trabalham para implantar projeto Futuros Cientistas da UFMG em Sete Lagoas

A implantação do programa "1000 Futuros Cientistas" (1000FC), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Sete Lagoas, foi tema de um encontro ocorrido no dia 26 de maio, na sede do Sebrae, em Belo Horizonte. Estiveram presentes representantes da universidade, Sebrae, Fundação Municipal de Ensino Profissionalizante (Fumep), Escola Técnica Municipal (ETMSL), Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semadetur) e da Sala Mineira do Empreendedor.

A proposta foi pensada durante uma capacitação na ETMSL e ainda abre várias possibilidades de parcerias da UFMG com Sete Lagoas, tendo como interlocutores o Sebrae, a Fumep e as secretarias da Prefeitura. Os objetivos seriam ações nas políticas públicas ambiental, educacional, de empreendedorismo, ciência, economia e na área social. “O desafio é grande, mas passos assertivos estão sendo dados e o apoio do Sebrae se dará inclusive com ações de encadeamento de setores econômicos que possam ser envolvidos, com foco também em resultados sociais”, avalia Alysson Almeida, gestor da unidade local do Sebrae.

A partir da reunião, várias possibilidades de ações foram discutidas definindo que um escopo de um projeto mais específico será elaborado pelos envolvidos na parceria. A meta é, de imediato, adotar ações desenvolvidas pelo programa “1000FC”, da UFMG/Departamento de Química, aplicáveis a Sete Lagoas, bem como criando novas propostas e projetos alinhados às demandas locais.

Todos os participantes consideraram a reunião positiva levando em consideração as ações já executadas pela UFMG no 1000FC, envolvendo questões ambientais, coleta seletiva, reciclagem, até a educação formal e multidisciplinar, com visão empreendedora de carreira, incluindo economia e sustentabilidade. “São ótimas as expectativas nessa parceria, uma vez que tem como objetivo ampliar as possibilidades da Fumep e ETMSL de alcançar autonomia financeira a partir da prestação de serviços para à sociedade.Tudo pelo conhecimento acumulado e profissionalismo que envolvem todos da instituição, além, é claro, do objetivo maior de levar conhecimento e novas oportunidades aos alunos junto ao mercado de trabalho”, comentou Cláudio Caramelo, presidente da Fumep.

Stefânia Moura, vice-diretora da ETMSL, acredita que é o início de um projeto que ofereça ainda mas oportunidades aos estudantes da escola. “A instituição mudou minha vida e é minha obrigação social promover a mudança na vida dos nossos alunos”, declarou. O professor Fernando Augusto também mostrou satisfação em participar deste momento. “Estou feliz em poder contribuir com as instituições educacionais onde me formei e que contribuíram tanto para meu desenvolvimento”, disse. Já a professora Marley Beatriz alertou sobre questões burocráticas que podem atrasar projetos. “Elas devem ser identificadas de imediato no processo de modo a evitar entraves futuros”, declarou.

Por fim, os professores da UFMG Wladimir Teodoro da Silva, Janaína de Paula e Silva e Rita de Cássia de Oliveira Sebastião, bem como o aluno Vitor Bernardes da Silva, que é também um dos coordenadores do programa 1000FC, observaram que projetos com Sete Lagoas se colocam como de maior alcance para a universidade, visto que assim sairão das ações com foco em Belo Horizonte e região metropolitana, interiorizando e levando a pesquisa a esse importante município no contexto de desenvolvimento sustentável que um projeto de extensão se propõe a aplicar, na prática, e com benefícios para a sociedade. Também participaram da reunião Antônio Freitas, gerente Sebrae da região Central, Renata Castro, do Sebrae Sete Lagoas, e as agentes de desenvolvimento Claudia Elane e Jakeline França, da SEMADETUR/Sala Mineira do Empreendedor.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 13h07 - Fonte: ClimaTempo
28°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 28°

Sáb 27°C 16°C
Dom 29°C 16°C
Seg 29°C 17°C
Ter 28°C 17°C
Qua 29°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes