Sexta, 19 de Abril de 2024
26°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Especiais

Corpus Christi: Tapetes encantam fiéis

16/06/2022 às 09h45
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com O Tempo
Compartilhe:
Igreja São José no Corpus Christi — Foto: Daniel de Cerqueira / O Tempo
Igreja São José no Corpus Christi — Foto: Daniel de Cerqueira / O Tempo

Os católicos possuem um motivo a mais para celebrar neste feriado de Corpus Christi em Belo Horizonte. Isso porque, os tradicionais tapetes de serragem com as imagens santas, voltaram a a enfeitar as vias e escadarias das Igrejas após dois anos interrompidos pela Pandemia de Covid-19. 

Na Igreja São José, uma das mais antigas da capital, cerca de 50 fiéis e voluntários enfrentaram uma madrugada gelada para fazer os adornos com sal e serragem coloridas. Um momento de muita alegria e sinal de retomada à normalidade, conforme, disse  o Padre José Cláudio. 

"Vamos tendo ciência que essa retomada nossa,  de fazer aquilo que era do nosso cotidiano, ele vem embasado pelo  cuidado e pelo aprendizado que a Pandemia trouxe" destaca. "Fazermos esses tapetes , na festa de Corpus Christi também significa cultuar e homenagear a eucaristia e o Santíssimo Sacramento", arremata o padre. 

Quem assistiu às missas ou até mesmo correu para poder ver o tapete de serragem, descreve a sensação. É o caso do casal de professores, Eliana Nascimento, 50, e Gilsonar Nascimento, 47. Eles vieram do bairro Caiçara, em Belo Horizonte, para assistir a primeira missa da Igreja São José. "Para nós, católicos, essa é a data mais importante que existe no calendário litúrgico. É uma alegria muito grande estar na igreja comemorando o corpo e sangue de Jeusus Cristo", descreve a mulher. 

"É uma felicidade intensa, porque ficamos dois anos sem vir e, hoje, estar aqui é muito gratificante. Com vida e com saúde, depois de uma situação tão difícil que é a Pandemia e viemos agradecer", conclui Gilsonar Nascimento

Não faltou também turistas e transeuntes fotografando e tirando fotos.  Hospedada ao lado da Igreja São José, a aposentada Sônia Toledo, 71, que é de Santos, São Paulo, ficou sabendo dos tapetes e correu para prestigiar. "Tenho muito fé. Sou católica e não poderia deixar de vir aqui. Estou com um grupo de turistas no hotel e iríamos fazer um passeio, ainda assim quis passar aqui e contemplar essa beleza", descreve. 

Para o turista de Joinville, Santa Catarina, Luiz Carlos Lopes, 61, o que mais chamou atenção foi a criatividade e ver os desenhos que os desenhos estavam na escadaria da igreja. “Eu acho uma iniciativa maravilhosa. É muito bonito o trabalho. Todo Corpus Christi que existe eu faço questão de assitir a feitura dos tapetes, porque acho interessante a dedicação das pessoas da comunidade para a feitura dos tapetes", afirma. 


Mas afinal, o que significa Corpus Christi?

O feriado ocorre 60 dias após a Páscoa. Segundo explica o Padre José Claudio, o significado da frase em latim é "Corpo de Cristo". E que o fato do feriado cair em uma quinta-feira, é porque remonta a Santa Ceia, que teria ocorrido também em uma quinta.

"É Jesus que doa seu corpo, morre na cruz para nos salvar e nos deixa uma doação: a eucaristia. Fazer isso em sua memória, ou seja, toda vez que fazemos os tapetes, nós trazemos a memória de Jesus, que é uma memória viva", explica. 

"Quando celebramos essa eucaristia, celebramos a presença de Jesus no meio de nós. Fazer o tapete é o centro da nossa fé o centro da eucaristia", destaca.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 15h28 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 24°

Sáb 26°C 18°C
Dom 26°C 15°C
Seg 26°C 15°C
Ter 27°C 16°C
Qua 28°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes