
Os católicos possuem um motivo a mais para celebrar neste feriado de Corpus Christi em Belo Horizonte. Isso porque, os tradicionais tapetes de serragem com as imagens santas, voltaram a a enfeitar as vias e escadarias das Igrejas após dois anos interrompidos pela Pandemia de Covid-19.
Na Igreja São José, uma das mais antigas da capital, cerca de 50 fiéis e voluntários enfrentaram uma madrugada gelada para fazer os adornos com sal e serragem coloridas. Um momento de muita alegria e sinal de retomada à normalidade, conforme, disse o Padre José Cláudio.
"Vamos tendo ciência que essa retomada nossa, de fazer aquilo que era do nosso cotidiano, ele vem embasado pelo cuidado e pelo aprendizado que a Pandemia trouxe" destaca. "Fazermos esses tapetes , na festa de Corpus Christi também significa cultuar e homenagear a eucaristia e o Santíssimo Sacramento", arremata o padre.
O feriado de Corpus Christi é uma importante data para os católicos que celebram a eucaristia. Os tapetes que enfeitam as ruas de cidades históricas pelo mundo e, não diferente, em Belo Horizonte.
— O Tempo (@otempo) June 16, 2022
📹 Confira imagens da escadaria da Igreja São José no centro da capital. pic.twitter.com/Gsnnn4a0aK
Quem assistiu às missas ou até mesmo correu para poder ver o tapete de serragem, descreve a sensação. É o caso do casal de professores, Eliana Nascimento, 50, e Gilsonar Nascimento, 47. Eles vieram do bairro Caiçara, em Belo Horizonte, para assistir a primeira missa da Igreja São José. "Para nós, católicos, essa é a data mais importante que existe no calendário litúrgico. É uma alegria muito grande estar na igreja comemorando o corpo e sangue de Jeusus Cristo", descreve a mulher.
"É uma felicidade intensa, porque ficamos dois anos sem vir e, hoje, estar aqui é muito gratificante. Com vida e com saúde, depois de uma situação tão difícil que é a Pandemia e viemos agradecer", conclui Gilsonar Nascimento
Não faltou também turistas e transeuntes fotografando e tirando fotos. Hospedada ao lado da Igreja São José, a aposentada Sônia Toledo, 71, que é de Santos, São Paulo, ficou sabendo dos tapetes e correu para prestigiar. "Tenho muito fé. Sou católica e não poderia deixar de vir aqui. Estou com um grupo de turistas no hotel e iríamos fazer um passeio, ainda assim quis passar aqui e contemplar essa beleza", descreve.
Para o turista de Joinville, Santa Catarina, Luiz Carlos Lopes, 61, o que mais chamou atenção foi a criatividade e ver os desenhos que os desenhos estavam na escadaria da igreja. “Eu acho uma iniciativa maravilhosa. É muito bonito o trabalho. Todo Corpus Christi que existe eu faço questão de assitir a feitura dos tapetes, porque acho interessante a dedicação das pessoas da comunidade para a feitura dos tapetes", afirma.
O feriado ocorre 60 dias após a Páscoa. Segundo explica o Padre José Claudio, o significado da frase em latim é "Corpo de Cristo". E que o fato do feriado cair em uma quinta-feira, é porque remonta a Santa Ceia, que teria ocorrido também em uma quinta.
"É Jesus que doa seu corpo, morre na cruz para nos salvar e nos deixa uma doação: a eucaristia. Fazer isso em sua memória, ou seja, toda vez que fazemos os tapetes, nós trazemos a memória de Jesus, que é uma memória viva", explica.
"Quando celebramos essa eucaristia, celebramos a presença de Jesus no meio de nós. Fazer o tapete é o centro da nossa fé o centro da eucaristia", destaca.

Despedida FOTOS: Fãs e amigos prestam homenagens a Lô Borges em Santa Tereza, onde nasceu o Clube da Esquina
Trilhas de Minas Belo Horizonte sedia o I Seminário Mineiro de Trilhas
Inédito Em Corinto, maquinista de 103 anos que levou tropas na 2ª Guerra Mundial revela segredo de longevidade: ‘Cerveja e boteco’
Novo milionário Prêmio de R$ 96 milhões da Mega-Sena sai para aposta única; saiba para qual cidade
Universo Chuva de meteoros das Orionídeas pode iluminar o céu de Sete Lagoas — se o clima colaborar
Vida animal Casal constrói santuário para animais feridos às margens do Rio Cipó
Viagem Trem Vitória-Minas: a partir de 2026 terá viagens noturnas e promete facilitar o acesso dos mineiros às praias capixabas
Saúde Campanha arrecada fundos para tratamento de paciente com câncer de esôfago em Sete Lagoas
Fé Fiéis fazem celebrações pelo 44º ano do falecimento da Venerável Benigna Victima de Jesus, inclusive em Sete Lagoas Mín. 18° Máx. 33°


