
O TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) voltou a permitir, nessa quarta-feira (31), a realização de rodeios no estado.
A medida foi proferida pelo presidente do Tribunal, José Arthur de Carvalho Pereira Filho, em resposta a uma decisão anterior da 1ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte.
No texto, o desembargador argumenta que não existe prova cabal de que, em Minas Gerais, os rodeios sejam realizados sem a observância da legislação pertinente.
Ele também afirma que esse tipo de evento “promove o desenvolvimento econômico, social e cultural, notadamente se se considerar que a principal atividade da maioria dos municípios mineiros é o agronegócio”.
No último dia 26, a Justiça havia proibido a realização, autorização e promoção de rodeios no estado. A decisão partiu de uma demanda do Instituto Protecionista S.O.S. Animais & Plantas.
O juiz Michel Curi e Silva, da 1ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte, concluiu que os animais desses eventos muitas vezes são “submetidos a sofrimentos atrozes até a morte”.
“O laudo revela que uma mera queda pode lesar para sempre nervos faciais. Não posso corroborar as prováveis atrocidades e macular minha consciência de julgador”, diz o juiz. No entendimento do magistrado, os bichos são usados como “meras coisas”.
Na nova decisão, o magistrado determina que caberá à organização de cada rodeio “zelar pelo bem-estar dos animais utilizados”.
Também será obrigatório prover médico veterinário habilitado, infraestrutura completa para atendimento médico, transporte seguro e piso das arenas com amortecimento do impacto.
O desembargador destacou que os rodeios são uma manifestação cultural “extremamente difundida” em Minas Gerais.

Sustentabilidade Sete Lagoas vai discutir Plano Integrado de Prevenção a Incêndios Florestais na Gruta Rei do Mato
Meio ambiente Prefeitura de Sete Lagoas realiza podas e supressões preventivas em praças e canteiros da cidade
Moradia Prefeituras mineiras podem inviabilizar o Minha Casa, Minha Vida
Solidariedade Feijoada beneficente será realizada em março para ajudar Dario, do Bar do Ceará
Proteção Curvelo inaugura espaço adequado para acolher mulheres vítimas de violência Saneamento básico SAAE abre licitação para construir reservatório de 10 milhões de litros de água O novo reservatório será construído no bairro São Pedro
Trânsito TCE-MG suspende redução de taxas cobradas nos exames para obtenção ou renovação da CNH
Cidadania Prefeitura de Prudente de Morais informa data e local para entrega de Carteiras de Identidade Mín. 17° Máx. 26°


