Terça, 23 de Abril de 2024
30°

Parcialmente nublado

Sete Lagoas, MG

Educação Fechamento de escola

Colégio Santa Maria, antigo Dom Silvério, fecha as portas em Sete Lagoas

Instituição de ensino tem 200 alunos matriculados e cerca de 50 funcionários; pais dos estudantes protestaram neste sábado (1º/10) contra o fechamento

02/10/2022 às 11h47
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Estado de Minas
Compartilhe:
Pais de alunos foram notificados sobre o encerramento das atividades por e-mail na última quarta-feira (28/9) (foto: Colégio Santa Maria Minas/Divulgação)
Pais de alunos foram notificados sobre o encerramento das atividades por e-mail na última quarta-feira (28/9) (foto: Colégio Santa Maria Minas/Divulgação)

O Colégio Santa Maria Minas comunicou aos pais de seus 200 alunos que a unidade da tradicional instituição católica em Sete Lagoas, na Região Central de Minas, fechará as portas em 31 de dezembro deste ano. 

Após o término do ano letivo, os pais dos estudantes terão que procurar outras escolas. A instituição emprega, atualmente, 50 pessoas. O colégio não esclareceu se elas serão demitidas ou se há possibilidade de realocação para outras unidades da rede Santa Maria.

A reportagem teve acesso ao e-mail encaminhado pelo Santa Maria aos pais e responsáveis. No texto, a Sociedade Mineira de Cultura, mantenedora da unidade, alega que “buscou de todas as formas de garantir a permanência do colégio, enfrentando, infelizmente, grandes dificuldades em termos da viabilização financeira da unidade, somadas a aspectos administrativos-operacionais que acabaram se tornando intransponíveis”.

Neste sábado (1º/10), os pais dos alunos realizaram um protesto contra o fechamento da escola, no qual também reinvindicam esclarecimentos sobre os motivos que levaram ao encerramento das atividades. O ato foi realizado em frente à sede do colégio, na Rua Monsenhor Messias, no Centro de Sete Lagoas. 
 
A gestora comercial Cláudia Silveira, de 36 anos, questiona o modo como o processo de encerramento está sendo conduzido. Ela tem uma uma filha de 8 anos matriculada na instituição há 2 anos.
 
“Fomos comunicados na quarta-feira (28/9) por e-mail a respeito do encerramento das atividades no colégio em 31 de dezembro. Foi de uma forma muito abrupta! Queremos, pelo menos, uma resposta mais viável. Por isso, vamos protestar amanhã. A instituição tem vários alunos em situação de vulnerabilidade social e que são bolsistas. Além disso, as matrículas na rede municipal já foram encerradas”, avalia Cláudia, destacando que sua filha reagiu muito mal ao receber a notícia. 
 
“Após receber a notificação, conversei com minha filha e ela começou a chorar. As crianças e os adolescentes amam a escola. Nunca me senti tão cuidada na minha vida. Sempre fomos muito bem acolhidos pela diretoria, todo o corpo pedagógico, professores e a diretoria. Existe uma união entre as famílias dos alunos”, conta. 
 
Segundo ela, a maneira como a notícia chegou pegou a todos de surpresa. “Ninguém esperava por isso. Além dos processos seletivos, matrículas estavam sendo feitas na escola. O colégio também estava com uma campanha de publicidade aqui na cidade com outdoors e busdoors. Meu filho mais novo, de 6 anos, por exemplo, passou por um processo seletivo há duas semanas”, finaliza. 
 
Ao Estado de Minas, o diretor pedagógico Nilton Alves Barroso confirmou oficialmente o fim das atividades educacionais na cidade, mas disse não ter autorização para elucidar as motivações do fechamento do colégio. 
 
Integrando uma rede de colégios, O Santa Maria Minas está presente em várias cidades, como Belo Horizonte, Betim, Contagem e Nova Lima. Logo, a reportagem entrou em contato com a assessoria da rede e aguarda retorno. 
 

História da unidade em Sete Lagoas

Iniciando suas atividades com o missionário Monsenhor Messias de Sena Batista, a instituição de ensino foi fundada em 1922 em Sete Lagoas com o nome Colégio Eucarístico da Independência, por ocasião do centenário da Independência do Brasil. 

Posteriormente passou a se chamar Colégio Diocesano Dom Silvério. Em seus primeiros anos, ele funcionou com o sistema de internato e atendia a jovens que cursavam o ensino colegial.
 
Já sob o nome Colégio Santa Maria Minas, a unidade está presente na cidade desde agosto de 2019, quando o diocesano Dom Silvério passou a ser mantido pela Sociedade Mineira de Cultura.
 

Nota de Esclarecimento da Diocese de Sete Lagoas

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 15h32 - Fonte: ClimaTempo
30°
Parcialmente nublado

Mín. 18° Máx. 27°

Qua 28°C 19°C
Qui 28°C 17°C
Sex 28°C 17°C
Sáb 27°C 16°C
Dom 29°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes