Quinta, 25 de Abril de 2024
27°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Educação Avaliação

Escolas municipais aplicam Avaliação do Simave e do Proeb nesta semana em Sete Lagoas

Testes medem a aquisição ou defasagem de habilidades e competências de aprendizagem dos alunos

09/11/2022 às 11h52
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com a Ascom da Prefeitura de Sete Lagoas
Compartilhe:
Na foto: equipe do Núcleo de Avaliação e Gerência Educacional da Secretaria
Na foto: equipe do Núcleo de Avaliação e Gerência Educacional da Secretaria

Entre os dias 9 e 10 de novembro, serão aplicadas as avaliações do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave). As avaliações constituem-se de Proalfa (para os alunos do 2° ano) e Proeb (para os alunos do 5° e 9° ano do Ensino Fundamental e 3° ano do Ensino Médio), componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.

A Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura - por meio da Gerência Educacional e do Núcleo de Avaliação - com o apoio do setor de transportes, fez a logística de entrega dos testes para as escolas nos dias 4 e 7 de novembro. Na rede municipal, os testes serão aplicados pelas 26 escolas que ministram o Ensino Fundamental, 2° ano, 5° ano e 9° ano, alcançando aproximadamente três mil estudantes.

O Núcleo de Avaliação e a Gerência Educacional da Secretaria atuaram desde a 2ª quinzena de outubro na orientação dos gestores acerca do processo avaliativo do Simave, tendo como parceria o Núcleo de Avaliação da Superintendência Regional de Ensino de Sete Lagoas (36ª SRE). 

Posteriormente, após a divulgação dos resultados em 2023, reúnem-se os principais envolvidos na gestão do processo avaliativo com os gestores escolares para análise dos índices, buscando soluções para aprimorar o ensino ofertado e, consequentemente, o desempenho dos alunos. 

As escolas estaduais também aplicarão avaliações Simave nesta semana para os alunos do 2° ano, 5° ano e 9º ano do Ensino Fundamental e para o 3º ano do Ensino Médio, tendo sido orientadas pelo Núcleo de Avaliação da 36 ª SRE de Sete Lagoas.

O que são

Simave (Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública): anteriormente, nos anos pares o Proeb avaliava alunos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Já em anos ímpares, ele avalia alunos do 7º ano do Ensino Fundamental e das 1ª e 3ª séries do Ensino Médio. Atualmente são avaliados apenas os finais de ciclo de escolarização. Proeb: avaliação anual e censitária que avalia competências expressas pelos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática no 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1º e 3º anos do Ensino Médio.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 10h14 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 28°

Sex 28°C 17°C
Sáb 28°C 16°C
Dom 29°C 17°C
Seg 30°C 18°C
Ter 29°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes