
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) divulgou, na segunda-feira (12/12), o resultado do Cadastro Escolar 2023, para encaminhamento dos estudantes, pais ou responsáveis que se inscreveram pelo Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para a Matrícula (Sucem), realizado entre os dias 9 e 30/11 deste ano, com objetivo de garantir vaga em uma das escolas da rede pública (estadual e municipal), conforme orientações fornecidas durante o cadastro.
Os dados para consulta já estão disponíveis na página cadastroescolar.educacao.mg.gov.br. Para saber a escola à qual foi encaminhado para matrícula, o estudante ou responsável deve informar o número de inscrição e data de nascimento do candidato inscrito no sistema. E quem tiver perdido o número de inscrição pode resgatá-lo no próprio site do cadastro, basta clicar em “esqueci meu número de inscrição”, informar nome completo, tipo de ensino, data de nascimento e nome do pai ou mãe.
Após verificar os dados informados pela secretaria, a pessoa deve procurar a escola estadual indicada no cadastro para confirmar a matrícula. Na rede estadual, a confirmação de matrícula será de 20/12 a 13/1/2023. Na rede municipal, segue o calendário da secretaria municipal de educação do município. Quem não tem acesso à internet, deve procurar a Secretaria Municipal de Educação dos 727 municípios que aderiram ao Sucem para consultar a unidade de ensino que foi encaminhado para efetivar a matrícula escolar.
De acordo com a superintendente de Organização Escolar e Informações Educacionais da SEE, Simone Emerick, o cadastro vai direcionar o candidato a uma vaga na rede pública em uma unidade escolar mais próxima de sua residência, que tenha vaga para a etapa a ser cursada pelo estudante considerando os critérios definidos na Resolução SEE Nº 4.775/2022. “É importante que o estudante ou responsável se atente ao período para confirmar a matrícula que vai garantir a vaga na rede estadual de ensino ou na rede municipal. Além disso, verifique os documentos, como comprovante de residência e de escolaridade, que são primordiais para a confirmação da matrícula na escola indicada que dará acesso à etapa de ensino ao qual o candidato se inscreveu”, explicou a superintendente.
Vagas remanescentes
Para quem perdeu o prazo do cadastro escolar deste ano, a secretaria vai abrir uma oferta de vagas remanescentes, a partir de 24/1. As inscrições poderão ser realizadas pelo Sucem até 10/2/2023. A inscrição é para uma vaga, portanto, a família não escolhe a escola.
As famílias que não têm acesso à internet poderão procurar uma escola da rede estadual ou da municipal para se inscrever e concorrer a uma das vagas remanescentes. Mais informações podem ser consultadas no site do Sucem.

Premiação Cientista brasileiro entra para a lista dos mais influentes do mundo por método que combate dengue
Graduação Mais 700 alunos se formam no Programa de Inclusão Digital da PBH
Ensino superior UFSJ terá novo curso em Sete Lagoas Mín. 18° Máx. 26°


