Sexta, 19 de Abril de 2024
26°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Saúde Dengue

Quatro a cada dez municípios mineiros estão sob 'risco alto' de dengue

02/03/2023 às 17h24
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Hoje em Dia
Compartilhe:
Instagram-Reprodução
Instagram-Reprodução

Quase 40% dos municípios de Minas estão em situação de 'risco alto' para as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como a dengue. O dado é do primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (Lira) de 2023, divulgado nesta quinta-feira (2) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). 

O levantamento mostra que 321 cidades apresentam o índice igual ou maior que 4 – ou seja, risco alto. Outras 337 (40,8%) estão em "alerta" e 169 (20,4%) foram classificadas como "satisfatório". Não há dados sobre 26 municípios do Estado.

Segundo a SES, o dado indica o percentual de imóveis que apresentaram recipientes infestados por larvas do mosquito durante as vistorias dos agentes de combate a endemias. O monitoramento é realizado quatro vezes ao ano para controle do vetor. 

Em Minas, somente nas primeiras semanas de 2023, mais de 13 mil casos de dengue foram confirmados. Já são quatro óbitos e 21 em investigação. Há ainda outros 4 mil casos de chikungunya e um de zika no Estado.

Vasos, pratos e bebedouros entre os principais criadouros

Conforme a pesquisa, em janeiro, a maioria (30,8%) dos recipientes infestados era formada por vasos ou frascos, pratos, bebedouros e materiais em depósitos de construção; seguidos dos depósitos passíveis de remoção/proteção, como lixo, sucata e entulho (23,8%); e dos depósitos utilizados no armazenamento de água para consumo humano ao nível do solo (15,8%), como tonel, tambor, barril e filtro. 

Os tipos de depósitos de água menos infestados pelo mosquito foram os pneus (9,9%), os depósitos fixos, como tanques em obras, calhas, lajes, piscinas e ralos (8,1%); os depósitos de água elevados ligados a sistema de captação (7,1%), como caixa d´água e tambor; e os depósitos naturais (bromélias, ocos de árvores e rochas (4,5%).

Coordenadora da Vigilância Estadual das Arboviroses da SES-MG, Danielle Capistrano, afirma que a partir dos resultados do Lira, cada município pode otimizar e direcionar as ações de controle do vetor.

A SES-MG disse que realiza "reuniões semanais com as Unidades Regionais de Saúde para discutir e orientar sobre as medidas de prevenção e controle dessas doenças". 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 15h28 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 24°

Sáb 26°C 18°C
Dom 26°C 15°C
Seg 26°C 15°C
Ter 27°C 16°C
Qua 28°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes