
Combater o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya não tem idade. E quanto mais cedo nossas crianças e adolescentes aprenderem, melhor será o combate ao Aedes aegypti. Com esse foco, a Prefeitura de Sete Lagoas - por meio das secretarias de Educação, Esportes e Lazer; Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo (Semadetur); Saúde; Assistência Social e Codesel, deu início à 1ª Gincana Interescolar de Combate ao Mosquito Aedes aegypti, na manhã desta quarta-feira, 17 de maio, na praça da feirinha. A gincana tem a participação de 23 escolas municipais. Para a bióloga Dilma Nunes, cuidar do meio ambiente é cuidar da saúde.
A Diretora de Equipe Pedagógica explicou como vai funcionar a gincana. "A gincana acontece dentro da sala de aula. As tarefas são todas didáticas e pedagógicas, com premiações para as equipes que completarem as missões. Aliamos a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) ao nosso plano de ensino para isso. Estão todos envolvidos", diz Márcia Veiga. "Nós queremos, com essa ação, fazer com que a conscientização de combate ao mosquito seja uma luta constante", completa o secretário adjunto de Educação do Município, Renato Gomes.
Estudantes de várias idades entenderam rapidamente o recado. Entre gritos de paz e animação das equipes, a mensagem é séria. "Estou achando o máximo. É uma sensação maravilhosa, diferente. Ainda mais com essa temática da dengue, já que não temos esse costume. Espero que haja uma mudança de pensamento, principalmente nas escolas e em casa", acredita Lara Maira de Castro, estudante da E. M. Francisca F. de Avelar. "A gente sai da rotina. É até bom pra gente aprender mais a como cuidar da nossa casa e do nosso bairro", corrobora a estudante da E. M. Prof. Godoy, Ana Luiza Ramos da Costa.
A gincana vai até o dia 14 de julho e também faz parte das comemorações da Semana Mundial do Meio Ambiente, de 5 a 9 de junho, com uma blitz educativa no dia 5, considerado o Dia D no combate ao mosquito.

Premiação Cientista brasileiro entra para a lista dos mais influentes do mundo por método que combate dengue
Graduação Mais 700 alunos se formam no Programa de Inclusão Digital da PBH
Ensino superior UFSJ terá novo curso em Sete Lagoas Mín. 18° Máx. 26°


