
Na data em que se comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente, alunos da Escola Técnica Municipal (ETMSL) deram de presente soluções sustentáveis para a reutilização de resíduos vítreos em Sete Lagoas. Desde o dia 25 de abril, a Escola Técnica, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o projeto 1000 Futuros Cientistas movimentou a instituição com o objetivo de idealizar soluções sustentáveis para o desenvolvimento da cultura empreendedora e tecnologias socioambientais.
Ao todo, 21 grupos se inscreveram e foram avaliados por meio de três bancas, formadas por profissionais atuantes na área de sustentabilidade. Destes, 11 grupos avançaram para as apresentações finais, que ocorreram na noite dessa segunda-feira, 5 de junho, no auditório da Escola Técnica. "Essa maratona foi possível por meio de um termo de cooperação que fizemos junto à UFMG, a partir de um projeto que desenvolvemos com o Sebrae, em que trabalhamos o tema do empreendedorismo e da sustentabilidade", comentou a vice-diretora da ETMSL, Stefânia Lima.
O prefeito Duílio de Castro e outras autoridades políticas, como o presidente da Câmara Municipal, Caio Valace, e empresários da iniciativa privada, de empresas com ênfase em tecnologias sustentáveis e instituições, estiveram presentes e elogiaram os alunos. "Sabemos que um dos maiores problemas do mundo é o lixo e o vidro é apenas um deles. Hoje os nossos alunos apresentam trabalhos e projetos que podem ser utilizados e colocados em prática", destacou o prefeito.
O grupo Ecovidrosol levou o prêmio da primeira colocação, propondo a reutilização do vidro coletado na fabricação de produtos cerâmicos e cimentícios. Todos os grupos foram acompanhados por mentores, professores da Escola Técnica e da UFMG durante todo o planejamento do trabalho. Além dos três primeiros colocados, outros três grupos se destacaram e levaram um troféu de menção de honra. Os professores da unidade também foram agraciados pelos representantes da UFMG.
https://www.youtube.com/watch?

Premiação Cientista brasileiro entra para a lista dos mais influentes do mundo por método que combate dengue
Graduação Mais 700 alunos se formam no Programa de Inclusão Digital da PBH
Ensino superior UFSJ terá novo curso em Sete Lagoas Mín. 18° Máx. 26°


