
O terceiro dia de programação contou com a participação em massa de estudantes e professores da rede municipal e federal da cidade de Curvelo. A Exposição itinerante ‘Rio das Velhas, eu Faço Parte’, exposta no jardim de entrada do CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais) campus Curvelo, recebeu escolas da região urbana e rural da cidade, atraindo mais de 400 alunos de diversas idades.
Os amigos e alunos do quinto ano da Escola Municipal Filomena de Oliveira Leite, Wallace, Ulisses e David, ambos de 10 anos, comentaram com entusiasmo todos os aprendizados que a exposição trouxe para eles e os colegas. “Eu não conhecia nada sobre o Rio das Velhas, mas, com toda certeza, assim que chegar em casa, vou contar tudo pra minha mãe, falar que eu estive em um lugar muito legal”, comentou o aluno Wallace. Para Ulisses, o totem sobre a quantidade de água potável para produzir produtos do cotidiano o marcou, pois “é muita água para uma quantidade muito pequena de coisas”. Já o terceiro amigo, o David, anotou tudo que as monitoras disseram. Segundo ele, as anotações feitas durante a exposição serão compartilhadas com outros colegas de sala. “Vou levar todas as anotações para aula, para eles saberem a importância do rio”, afirmou David.
A diretora da Escola Municipal Filomena de Oliveira Leite, Helenice Paixão Amarante, comentou o entusiasmo dos alunos e compartilhou uma história curiosa. “Ontem, terça-feira, um aluno chegou para mim e perguntou se poderia levar um anzol. Eu o questionei o porquê e ele me respondeu, ‘Nós não vamos conhecer o Rio das Velhas professora?’. Então, apenas com essa pergunta, você consegue perceber o entusiasmo e a ansiedade deles”, contou Helenice.
Ainda sobre a importância deste tipo de ação, a diretora Helenice conta que a maioria de seus alunos são da zona rural e não possui acesso ao rio, seja como lazer ou como conhecimento – sendo assim, a exposição é uma oportunidade de aprender se divertindo.
Ao longo de todo o dia, mais de 400 alunos passaram pelos dez totens com informações sobre o Rio das Velhas, o Ciclo da Água, Resíduos e Reciclagem. Alunos e professores receberam materiais educativos, adesivos, informativos, revistas, almanaques e chapéus do CBH Rio das Velhas.
Premiação Cientista brasileiro entra para a lista dos mais influentes do mundo por método que combate dengue
Graduação Mais 700 alunos se formam no Programa de Inclusão Digital da PBH
Ensino superior UFSJ terá novo curso em Sete Lagoas Mín. 16° Máx. 29°


