
No último dia 18 de agosto aconteceu a comemoração dos 28 anos da Academia de Letras João Guimarães Rosa da Polícia Militar de Minas Gerais, bem como os 112 anos do Corpo de Bombeiros Militares do estado.
A Academia de Letras dos Militares Mineiros "Capitão Médico João Guimarães Rosa", integrada por Acadêmicos Escritores da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e do Corpo de Bombeiros Militares (CBMMG), sobre a Presidência do Presidente, Cel. QOR José Anísio Moura, realizou uma importante solenidade de comemoração dos aniversários de fundação da Academia e do Corpo de Bombeiros.
Escritores, poetas, mestres e convidados reuniram-se no auditório para prestigiar a Sessão Magna comemorativa do vigésimo oitavo aniversário de instalação da ALJGR/PMMG, contando com a presença na Mesa de Honra do Comandante dos Bombeiros Militares, do Cel. representante do Comandante Geral da PMMG e, dentre outras autoridades, do Acadêmico Presidente da Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa, Dr. Raimundo Alves de Jesus, que é também Acadêmico Honorário da Academia de Letras da PMMG.
No rol das transformações por que passou a Polícia Militar, uma foi, sem dúvida, de grande importância: a fundação e instalação de uma Academia de Letras. Esse outro sonho, acalentado por pequeno grupo de Oficiais, tornou-se realidade, em 21 de agosto de 1995, com a fundação e, em 5 de outubro do mesmo ano, com a solene instalação da Academia de Letras “João Guimarães Rosa”, da PMMG, patrocinada pelo Clube dos Oficiais. É a primeira do gênero no seio das Instituições Militares do País. O nascimento foi uma “audácia” do Coronel Ary Braz Lopes.
A Academia é aberta ao público e está à disposição para as boas produções literárias, filosóficas, de jornalismo, policiologia e toda forma de cultura. Para ocupar as cadeiras foi instituído um estatuto. O processo de eleição de um imortal é criterioso. O candidato apresenta uma obra e os acadêmicos avaliam o conteúdo para aprovação.

Despedida FOTOS: Fãs e amigos prestam homenagens a Lô Borges em Santa Tereza, onde nasceu o Clube da Esquina
Trilhas de Minas Belo Horizonte sedia o I Seminário Mineiro de Trilhas
Inédito Em Corinto, maquinista de 103 anos que levou tropas na 2ª Guerra Mundial revela segredo de longevidade: ‘Cerveja e boteco’
Novo milionário Prêmio de R$ 96 milhões da Mega-Sena sai para aposta única; saiba para qual cidade
Universo Chuva de meteoros das Orionídeas pode iluminar o céu de Sete Lagoas — se o clima colaborar
Vida animal Casal constrói santuário para animais feridos às margens do Rio Cipó
Viagem Trem Vitória-Minas: a partir de 2026 terá viagens noturnas e promete facilitar o acesso dos mineiros às praias capixabas
Saúde Campanha arrecada fundos para tratamento de paciente com câncer de esôfago em Sete Lagoas
Fé Fiéis fazem celebrações pelo 44º ano do falecimento da Venerável Benigna Victima de Jesus, inclusive em Sete Lagoas Mín. 19° Máx. 31°


